ASSINE
search button

Motoristas de ônibus do RJ são treinados para respeitar ciclistas

Compartilhar

Com o objetivo de estimular os motoristas de ônibus a respeitar e proteger os ciclistas nas ruas, a Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira (4), na Ilha do Governador, o programa “Rio, Capital da Bicicleta. Eu apoio!”. 

Uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Viação Ideal, o projeto prevê o treinamento dos funcionários da empresa, incluindo palestras sobre o Código Nacional de Trânsito, regras de convivência nas ruas e o uso da bicicleta como meio de transporte. Neste domingo (9/06), também na Ilha, um passeio ciclístico reunirá ciclistas, rodoviários e seus familiares para que possam vivenciar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos usuários de bicicletas.

Presente na aula inaugural, o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, destacou a importância de se proteger os ciclistas, uma vez que o Código de Trânsito Brasileiro determina que os veículos menores tenham sempre a preferência. Segundo ele, o curso será estendido aos motoristas de todas as empresas de ônibus da cidade: "A cidade mudou muito e não à toa foi classificada como Capital da Bicicleta. Temos a segunda maior rede de ciclovias da América Latina e é preciso que as regras sejam cumpridas. Para isso, é fundamental que os motoristas de ônibus conheçam os direitos do ciclista, do pedestre e deles próprios. Já estamos em acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e o treinamento será repassado à RioÔnibus para que seja aplicado em todas as empresas".

O presidente da ONG Transporte Ativo, José Lobo, elogiou a iniciativa: "Como disse o subsecretário, o número de ciclistas vem aumentando consideravelmente, assim como o número de ciclovias. E as pessoas não estão conseguindo lidar corretamente com essa mudança. Acredito que este curso vai capacitar os profissionais de transporte coletivo a identificar essas faixas e respeitá-las. É uma iniciativa que considero essencial não apenas aos motoristas de ônibus, mas também para os motoristas particulares e motociclistas. A cidade só ganhará com isso".

Ao final do curso, os profissionais da Viação Ideal foram contemplados com um certificado de conclusão e um botton que o identifica como um “Motorista Amigo do Ciclista”.