ASSINE
search button

Rocinha: menor apreendido nega autoria de disparo 

Depoimento de adolescente não condiz com relato de testemunha. Alemão continua internado

Compartilhar

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, neste domingo, que o depoimento do adolescente apreendido por suspeita de autoria do disparo que atingiu um turista alemão, sexta-feira, na Rocinha, Zona Sul do Rio, não coincidiu com o relato feito pelo amigo da vítima. Segundo a assessoria do órgão, o delegado titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), Alexandre Braga, está avaliando ainda a situação do suspeito. As diligências continuam para descobrir a autoria dos tiros. Outras testemunhas estão sendo ouvidas. A investigação corre em sigilo.

O menor de 16 anos suspeito de ter atirado no turista alemão Frank Daniel Baijaim foi apresentado à polícia na madrugada deste domingo. O suspeito teria se entregado a policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade acompanhado de um prestador de serviços sociais. Contudo, logo depois de ter sido levado para a Deat, juntamente com uma advogada, o menor voltou atrás  e disse ter sido coagido a confessar o crime.

Frank Daniel Baijaim, de 25 anos,  continua internado na unidade semi-intensiva do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, onde foi operado na sexta-feira, depois de ser baleado no início da tarde quando passeava com um amigo na Rocinha. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o estado de Baijaim é estável, mas ainda considerado grave. A bala atingiu o fígado do estrangeiro. Ele está lúcido, respira sem ajuda de aparelhos e segue sem previsão de alta.

O Comando de Polícia Pacificadora informou que o turista foi encontrado ferido e caído no chão em um beco na localidade conhecida como "Roupa Suja". Ele teria sido socorrido por um morador, que o levou até policiais da UPP.

De acordo com informações de amigo que acompanhava o turista, eles visitaram o Cristo Redentor e, depois, decidiram conhecer a Rocinha. Na comunidade, teriam sido surpreendidos por um homem armado no beco. Eles se assustaram e correram, mas Frank Daniel acabou baleado.

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha foi inaugurada no dia 20 de setembro do ano passado. A unidade é a maior da cidade, com 700 policiais e cem câmeras que monitoram a região.