ASSINE
search button

Tiroteio atrasa largada do 'Desafio da Paz' na Vila Cruzeiro

Compartilhar

A corrida 'Desafio da Paz', na Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, sofreu um atraso de uma hora na manhã deste domingo devido a um tiroteio que começou por volta das 7h40. Não houve feridos.

A prova teria largada no Campo da Ordem, naquela comunidade pacificada, às 8h, mas os corredores só largaram às 9h.

Segundo a GloboNews, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, também participou da prova. Ele chegou por volta de 8h45 com roupa de corrida. No entanto, muitos participantes desistiram. No final da disputa, Beltrame disse que o tiroteio foi uma ação irresponsável e criminosa de uma facção que se pautou pela banalização da violência.

O secretário explicou que demorou a começar a corrida porque se juntou ao patrulhamento que foi montado para tentar buscar os responsáveis pelos tiroteios. "É óbvio que foi ação de um pessoal que mesmo enfraquecido acha que pode afastar a polícia daqui, mas não vamos sair", garantiu.

Questionado sobre a possibilidade do retorno do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ao complexo, o secretário revelou que não gosta da ideia e prefere trabalhar com a inteligência. "É um população humilde e trabalhadora que merece a paz. Não tenho a ilusão de que isso vai acabar de um dia para o outro. Vivemos 30 anos de inércia do Estado e a paz se constrói aos poucos", salientou, revelando que decidiu correr mesmo depois do tiroteio porque acredita que a população ia gostar de ver o secretario correndo.

O 'Desafio da Paz', organizado pelo grupo AfroReggae, tem percurso de cinco quilômetros e os corredores passam pela rota de fuga dos traficantes em 2010.

Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) vasculharam a área, mas não prenderam ninguém.