ASSINE
search button

Diretoria do Trem do Corcovado critica Prefeitura por proibir venda de bilhetes

A partir do dia 21 de maio, os ingressos serão  vendidos, exclusivamente, pela internet

Compartilhar

A diretoria do Trem do Corcovado criticou a posição da Prefeitura do Rio em relação ao decreto que proíbe a venda de bilhetes na estação Cosme Velho. Pela medida, que já era para ter entrado em vigor em 1º de maio, mas foi adiada graças a uma liminar, no próximo dia 21 os turistas deverão adquirir seus ingressos, com hora marcada, através do site do bondinho. A justificativa da prefeitura é a de que o excessivo fluxo de pessoas traz transtornos aos moradores do bairro e passantes da Rua Cosme Velho.

Para o diretor do Trem do Corcovado, Sávio Neves, a justificativa da prefeitura para proibir a venda na estação é “radical”.

“Nós argumentamos que o espaço público deve ser cuidado pela prefeitura. Não há nenhum argumento embasado na Constituição que diga que o poder público faça intervenção numa empresa privada para conseguir resolver um problema no espaço público. A justificativa de que a venda na bilheteria traz problemas no trânsito não existe, o que tem ali são táxis piratas, cambistas, flanelinhas”, afirma Neves.

Com a mudança na maneira de adquirir os bilhetes do Trem do Corcovado, que a partir do dia 21 de maio começarão a ser vendidos, exclusivamente, pela internet, Neves acredita que os turistas serão os mais prejudicados.

“Em lugar nenhum do mundo existe venda para pontos turísticos somente pela internet. Essa novidade foi inventada pela prefeitura do Rio e não acredito que funcionará com eficiência, muitas pessoas não têm a cultura de comprar pela internet e muitos vão bater com a cara na porta da bilheteria fechada, gerando desconforto ao turista. As vendas pela internet representam apenas 10% dos bilhetes vendidos anualmente”, ressalta Neves.

A princípio, a venda será só pela internet, mas está em processo um acordo com a Caixa Econômica Federal para que os bilhetes possam ser adquiridos também nas loterias e correios.

“Já assinamos o convênio, mas ainda vai demorar cerca de 60 dias para entrar em operação, pois não tivemos tempo de adaptar um sistema operacional que funcione com conforto e segurança”, explica o diretor do Trem do Corcovado.

Nova opção de transporte

Ao justificar a proibição da venda, o Secretário Municipal de Governo, Rodrigo Bethlem, afirma que o caso do Corcovado se difere de outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

“O Cristo e o Trem do Corcovado têm um número muito grande de usuários. O bondinho pode levar, no máximo, 300 pessoas por hora. Muitos não conseguem embarcar e acabam vítimas dos transportes piratas. Vamos montar um forte esquema de fiscalização para coibir isso”, garante o secretário.

Segundo Bethlem, a prefeitura irá disponibilizar um novo serviço de vans já a partir do dia 21, quando termina a liminar: “Vamos fazer com que o nosso operador de vans licenciado, ao invés de fazer o trajeto Paineiras-Corcovado, faça o trajeto saindo do Largo do Machado diretamente ao Cristo, sem parar nas Paineiras. Assim, o acesso será mais fácil e confortável, pois o Largo do Machado é próximo ao Cosme Velho e tem metrô. Além disso, acabaremos com a confusão nas Paineiras”.

De acordo com o secretário, esse esquema de vans saindo do Largo do Machado poderá se expandir em breve para o Leblon. Bethlem, no entanto, ainda não sabe ao certo onde será o ponto, “mas possivelmente será na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, próximo ao Clube do Flamengo”.

Segundo informações do diretor do Trem do Corcovado, Sávio Neves, mais de 2 milhões de pessoas vão ao Corcovado anualmente, somando os que vão de trem e van. De acordo com Neves, os picos são na Semana Santa, férias de verão e Carnaval, Corpus Christi e no feriado de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil.

JMJ: esquema especial

Nesta quarta-feira (15) começará a pré venda de ingressos para o esquema especial criado para a Jornada Mundial da Juventude, tanto para o Corcovado como para o Pão de Açúcar. Os dois maiores pontos turísticos do Rio funcionarão 24h de 17 de julho a 1º de agosto.

Em operação especial, as vendas dos bilhetes de ambos serão realizadas exclusivamente pela internet através dos sites www.ingressocomdesconto.com/rio2013, somente para o Corcovado. Já o endereço www.ingressorapido.com.br servirá para o Pão de Açúcar e para quem quiser optar subir ao Corcovado pelas Paineiras.

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil