ASSINE
search button

Polícia alterou localização de corpo após operação, mostra vídeo

Compartilhar

Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) alteraram a cena de uma operação de combate ao crime que resultou em cinco mortos no Rio de Janeiro, conforme mostram imagens divulgadas pelo jornal Extra e veiculadas na noite deste sábado pelo Jornal Nacional. Com o uso de helicópteros, a polícia trocou tiroteio com suspeitos na comunidade do Rola durante seis minutos antes de descer ao local. Em um bar, foram encontrados três corpos, supostamente de traficantes. Dois deles estavam armados.

Quatro policiais da Core envolvidos na operação carregaram um corpo de um homem que não estava armado ao longo de 70 metros, alterando a cena do caso. A polícia teria demorado mais de duas horas para socorrer os baleados, no dia 16 de agosto de 2012. Entre os participantes da operação estava o comandante de um dos helicópteros utilizados na perseguição ao traficante Matemático na favela da Coreia, zona oeste do Rio de Janeiro, em 11 de maio do ano passado.

Polícia Civil promete investigação

Através de nota oficial, a Polícia Civil comunicou que a apuração do caso foi transferida da 36ª DP (Santa Cruz) para a Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol). Embora prometa uma investigação isenta, a corporação ressalta os resultados da operação, assim como o fato de três dos mortos terem passagens pela polícia. Leia a nota na íntegra:

A fim de verificar se houve total observância ao que dispõe a Portaria N.º 553/2011, que estabelece as diretrizes básicas a serem observadas pelas autoridades policiais na apreciação de fatos apresentados como ‘auto de resistência’, a Chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, determinou, neste sábado (11/05), a transferência do Inquérito Policial, em andamento na 36ª DP (Santa Cruz), para a Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol). A Chefe de Polícia também determinou a instauração de sindicância disciplinar na Coinpol, que verificará, entre outras coisas, se houve pleno cumprimento da Portaria em vigor. Ficará a cargo da Corregedoria a manifestação quanto à necessidade do afastamento dos envolvidos de suas funções durante a apuração, conforme prevê a legislação disciplinar.

A operação de que trata o vídeo exibido na página da web do Jornal Extra foi realizada por equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais, com apoio de helicóptero e de carro blindado, em 16 de agosto de 2012, em decorrência da obtenção de dados de inteligência, inclusive denúncias anônimas (Disque Denúncia), dando conta do paradeiro do traficante de vulgo ‘DG’, que estaria circulando na comunidade conhecida como ‘DO ROLAS 1’ , em Santa Cruz, havendo informação também a respeito de dois pontos chaves para o tráfico naquela comunidade e que foram os locais de confronto referidos na matéria jornalística.

Dessa operação resultaram apreendidas armas e munição, sendo 4 fuzis, 1 espingarda calibre 12, 2 pistolas, 4 carregadores e 67 cartuchos, além da apreensão de mais de 9 kg de cocaína, 334 g de maconha, 62,9 g de crack e 42 frascos de solvente orgânico, bem como de R$ 981,25, em espécie, proveniente da venda de drogas.

Dos confrontos armados, resultaram em cinco mortos, todos identificados como maiores de idade e que empreenderam resistência armada à ação policial, três dos quais, inclusive, com antecedentes por crimes de tráfico de drogas ou homicídios ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito ou crimes contra o patrimônio, tudo constando no Inquérito Policial respectivo, instaurado à época na 36ª DP ( Santa Cruz).

Segundo depoimentos colhidos no inquérito policial, após vencida a resistência empregada pelos traficantes, as equipes da CORE providenciaram o socorro para os feridos, que tiveram de ser removidos para hospital próximo, pelos próprios policiais. Ainda pelo que já consta nos autos, a perícia foi devidamente acionada.