ASSINE
search button

JMJ: parecer do Vaticano sobre 'estica' da agenda do Papa no Rio sai em maio

Além de missas em Copacabana e Guaratiba, Francisco visitaria Cristo Redentor e favela pacificada

Compartilhar

O Vaticano vai divulgar até a primeira quinzena de maio se aprova ou não a ampliação da agenda do Papa Francisco no Rio de Janeiro, no período de 23 e 28 de julho, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude 2013. A expectativa da Cúria carioca é grande pela aprovação da nova agenda - que prevê uma visita ao Cristo Redentor e a uma favela já pacificada. A intenção é aumentar o número de fiéis em contato com o Sumo Pontífice, no Brasil. 

"Esperamos que seja aceita a grande maioria daquilo que foi pedido ao Vaticano para que o Papa esteja com o maior número de pessoas possível", aguarda dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e vice-presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada.

>> JMJ tem 90 de 120 milhões de reais de patrocínio necessários para o evento

>> Papa Francisco confirma que vem ao Rio na Jornada Mundial da Juventude

>> Dom Orani abençoa terreno de vigília da Jornada Mundial da Juventude 2013. Veja fotos

Para ele, o maior obstáculo para que o Vaticano aprove a ampliação da agenda é a rotina do religioso. "O Papa tem que descansar entre uma atividade e outra, porque é uma pessoa com vida de oração. Não é um chefe de Estado normal. Pensando nisso, sugerimos algumas atividades razoáveis e estamos aguardando a resposta do Vaticano", explica o bispo auxiliar, sem querer antecipar detalhes da nova agenda submetida ao Vaticano. "Eles (secretaria de Estado do Vaticano) podem aprovar 70, 80, 90, ou 100% do pedido feito. Vamos aguardar".

Por enquanto, o Sumo Pontífice, de 76 anos, vai participar de uma missa para dois milhões de fieis em Copacabana (Zona Sul), com direito a passagem de Papamóvel por uma Via Sacra que será montada na orla no dia 23 de julho, além de um almoço com a presidente Dilma Rousseff e jovens de todos os continentes no dia 25, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, e uma missa campal em Guaratiba (Zona Oeste do Rio), no dia 26.

Mulheres lideram ranking de inscritos

Entre os quase 120 mil inscritos para participar da Jornada, 58% são brasileiros, 30% latinoamericanos e os outros 12% de outros continentes. No percentual de brasileiros, as mulheres encabeçam o ranking de inscritos. São 65 mil mulheres confirmadas, contra 54 mil homens que vão participar das atividades da JMJ 2013.

Sumaré ou Glória?

O lugar onde o Sumo Pontífice vai se hospedar durante a JMJ 2013 ainda não foi definido. Há chances de Francisco ficar na residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré (zona norte), onde viveu o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, D. Eugenio Sales, até sua morte, em julho do ano passado. O local, onde funciona um centro de estudos e formação, passa por uma reforma. Outra alternativa também está cotada para abrigar o Pontíficie é o Palácio Episcopal do Rio de Janeiro, na Glória, que também pertence à Arquidiocese.  O imóvel centenário passa por restauração. A intenção é modernizar a construção que completou 100 anos este ano.