ASSINE
search button

Motorista e universitário são indiciados por queda de ônibus na Av. Brasil

Segundo delegado, estudante deu quatro chutes no rosto de motorista e provocou queda

Compartilhar

O delegado titular da 21ª DP (Bonsucesso), José Pedro Costa da Silva, indiciou nesta quinta-feira (4) o motorista do ônibus da linha 328 (Bananal/Castelo) André Luiz da Silva Oliveira, de 33 anos, e o universitário, Rodrigo Santos Freire, de 25 anos, pela morte das sete pessoas que estavam no ônibus que caiu de um viaduto na Avenida Brasil na última terça-feira (2). De acordo com o delegado, a investigação inicial do acidente deve ser concluida nesta sexta-feira.

Os dois foram indiciados por homicídio doloso - quando há intenção de matar. Para o delegado, José Pedro da Costa Silva, eles assumiram o risco de matar a partir do momento em que brigaram dentro do coletivo. A prisão preventiva dos dois, no entanto, também será pedida por não haver dúvidas de que a briga foi o motivo do acidente. 

Na manhã desta quinta, o delegado ouviu novamente o depoimento dos feridos do acidente envolvendo no Viaduto Brigadeiro Trompowski. Segundo o delegado, os dois apresentaram perda de memória, mas tiveram suas fotos reconhecidas por diversas testemunhas do acidente. Ainda de acordo com Costa, o universitário não deu apenas um chute no motorista. Foram quatro chutes contra o rosto do condutor que provocaram a queda do veículo do viaduto.

>> Motorista não se lembra do acidente que matou sete, diz delegado

>> Mortos em queda de ônibus no Rio de Janeiro são identificados

>> Mulher teve mal súbito ao ver acidente com ônibus na Avenida Brasil

>> Ônibus que caiu de viaduto recebia uma multa a cada 40 dias

>> Usuários: problemas com empresa do ônibus que caiu de viaduto são comuns

Discussão causou acidente, diz RioÔnibus

O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio (Rio Ônibus), Otacílio Monteiro, afirmou que o acidente com o ônibus da empresa Paranapuan que caiu sobre a avenida Brasil quando trafegava pelo viaduto Brigadeiro Trompowski, na saída do bairro da Ilha do Governador, foi causado por uma confusão entre o motorista do coletivo e um passageiro. Sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas com o acidente. 

Monteiro disse que foi informado que um passageiro pulou a roleta do ônibus para agredir o motorista, André Luiz de Souza Oliveira, 32 anos, e "em virtude disso o motorista perdeu o controle da direção e despencou do viaduto da Ilha do Governador".

Otacílio Monteiro informou que o ônibus tem tacógrafo que mede a velocidade do coletivo e três câmeras de segurança que monitoram todo o movimento dentro do veículo. Ele disse que esses equipamentos são blindados e devem ser recolhidos pela polícia técnica para auxiliar no laudo sobre as causas do acidente.

O acidente

Desgovernado, o ônibus que fazia a linha 328 da Paranapuan caiu do viaduto Brigadeiro Trompowski sobre a avenida Brasil, na saída do bairro da Ilha do Governador. Pelo menos sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, o acidente ocorreu por volta das 16h30. 

Duas pessoas foram levadas para o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) pelo Corpo de Bombeiros. Uma delas é uma mulher, de 59 anos, que não estava no ônibus, mas presenciou o acidente e teve um mal súbito. Ela está entubada e foi atendida na Unidade de Pacientes Graves. Uma jovem, de 17 anos, que estava no ônibus sofreu uma fratura da clavícula e foi submetida a uma tomografia computadorizada. Ela também sofreu um corte na cabeça e o ferimento está sendo suturado.