ASSINE
search button

ONG leva desocupação da Aldeia Maracanã à ONU

Compartilhar

A organização não governamental (ONG) Justiça Global levou à Organização das Nações Unidas (ONU) denúncias contra possíveis excessos cometidos pela Polícia Militar durante a desocupação do prédio do antigo Museu do Índio, na última sexta-feira (22). A entidade entregou um documento ao Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da ONU no mesmo dia da operação policial.

Segundo comunicado à imprensa, a Justiça Global que o grupo da ONU "solicite às autoridades brasileiras a investigação dos abusos, além de pedir esclarecimentos sobre a utilização das acusações de desobediência e desacato como desculpa e instrumento para criminalizar os protestos e manifestações sociais". Entre os supostos abusos, a entidade denuncia o "uso indiscriminado do spray de pimenta e das bombas de efeito moral pela polícia, além das prisões de pelo menos seis manifestantes sem justificativas e sem permissão aos advogados de acompanhar as detenções".

Ainda de acordo com a Ong, os membros do grupo da ONU se comprometeram a analisar as informações apresentadas e poderão inclui-las no relatório de sua visita ao país. O documento pode chegar a ser lido em uma assembleia das Nações Unidas.

>>Manifestantes protestam em frente ao Museu do Índio, em Botafogo