ASSINE
search button

Dom Orani Tempesta confirma mudança de agenda do papa Francisco no país

Compartilhar

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, confirmou neste sábado (23) que haverá mudança na agenda do papa Francisco durante sua vinda ao país, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O arcebispo comentou que houve um pedido por parte do Brasil ao Vaticano para que houvesse mais compromissos do papa Francisco em solo nacional. 

“Nós pedimos que houvesse mudanças. Porém vai depender do que a assessoria do Santo Padre resolver. Havia uma limitação de atividades quanto à vinda do papa Bento XVI, devido à idade e ao cansaço. Agora, fomos a Roma pedir para que o papa Francisco, além da jornada, tivesse outros compromissos também”, explicou o arcebispo. Ele acrescentou que um responsável da Igreja virá em abril para analisar distâncias, locais e percursos e ao voltar para Roma, decidirá a agenda final.  

As declarações foram dadas neste sábado (23), durante missa de lançamento do selo oficial da JMJ, realizada na Paróquia de Santa Clara, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

Segundo Orani, a probabilidade de maior vinda de argentinos à Jornada Mundial da Juventude já existia antes mesmo da eleição do novo papa, que é ex-arcebispo de Buenos Aires. “Fora o Brasil, o país que mais tinha inscrições de visitantes para acolhimento era a Argentina. Lá também foi a primeira edição sul-americana da jornada. A proximidade também conta. Imagino que haverá mais interesse da parte dos argentinos”.

Contudo, o arcebispo alerta para a limitação de voos, ônibus e deslocamentos. “Por mais que muita gente queira vir, há um gargalo de transportes”. Ele ainda acrescenta que os jovens são peça fundamental para a "beleza" da JMJ e que o papa e eles darão um colorido especial à cidade e ao Brasil. “Isso já estava previsto com o papa Bento XVI. Com o papa Francisco sendo latino-americano, acredito que os jovens estão mais ansiosos para viver este momento, que será algo bom para o Rio, o país e o mundo”, constata Dom Orani.

Representante dos Correios no evento e criador do selo destaca importância da peça

Marcelo Jorge Rocha, gerente de vendas no varejo dos Correios no Rio, afirmou que a filatelia (estudo e ato de colecionar selos postais) é uma atividade que a empresa usa para divulgar a marca. “É um momento para os Correios dar publicidade à jornada, que tem uma dimensão internacional”, conclui.

>> Em missa, dom Orani Tempesta lança selo oficial da Jornada Mundial da Juventude

Gustavo Huguenin, designer de 26 anos que criou o selo oficial, destacou sua emoção: “Para mim, jovem católico, que está envolvido na jornada, é uma alegria muito grande poder fazer parte desse momento. Também é uma realização pessoal e profissional ver um jovem ter seu trabalho valorizado por uma instituição tão tradicional como os Correios", declarou.

Durante a celebração, o religioso agradeceu a parceria com os Correios e afirmou que com o selo, a mensagem de paz e união da Jornada Mundial da Juventude será conhecida mundialmente, assim como a região de Guaratiba, também citada por ele. “O selo exemplifica bem a ideia do evento: o Cristo Redentor de braços abertos acolhe e convida a todos a se harmonizar”, declarou o arcebispo, encerrando a missa.

* do Projeto de estágio do JB