ASSINE
search button

Petrópolis: chega a 28 o número de mortos após as chuvas

Compartilhar

Subiu para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana do Rio, atingida por fortes chuvas no último domingo (17). Drucilaine Alves Luminato, 31 anos, estava internada na UTI do Hospital Santa Teresa e faleceu na manhã desta quarta-feira (20). 

Drucilaine era mãe de João Vitor, de 2 anos, e Rodrigo, de 4 anos,  que morreram soterrados no desabamento que destruiu a casa da família no bairro Alto Independência. O pai das crianças continua internado no Santa Teresa.

Na manhã desta quarta-feira (20), equipes do Corpo de Bombeiros recomeçam as buscas por desaparecidos em Petrópolis. Os trabalhos priorizarão o bairro Quitandinha, onde as equipes de resgate procuram por quatro a oitos pessoas desaparecidas, apesar de não se saber o número preciso de pessoas.

>> Áreas do RJ, SP e ES sofrem com novas pancadas de chuva nesta quarta   

>> Ministro da Integração visita áreas atingidas pelas chuvas no RJ

>> Jardineiro salvou menina antes de ser soterrado em Petrópolis 

>> Petrópolis tem 15 mil em área de risco e prefeito tem projeto para apenas 164

>> Petrópolis: criança de 12 anos morreu durante comemoração de seu aniversário

Dos corpos resgatados até o momento, nove foram encontrados na terça-feira (19). Entre as vítimas, estão dois membros da Defesa Civil municipal, Fernando Fernandes de Lima, 44 anos, e Paulo Roberto Filgueiras, 37, que atendiam uma ocorrência na localidade Espírito Santo, no Quitandinha, na noite de domingo, quando foram atingidos por um deslizamento. 

As localidades mais afetadas continuam sendo o Alto Independência e o Quitandinha - onde a maior parte das vítimas foram crianças que participavam de uma festa de aniversário. Neste último bairro, o índice pluviométrico, chegou a 499 milímetros em 36 horas, o dobro do esperado para o mês inteiro.

Para o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, os dados do prefeito Rubens Bomtempo de que 15 mil pessoas vivem em área de risco - sendo 5 mil em área de alto risco - chamam a atenção.

"Tem muita gente morando em área de encosta, beira de rios, e muito crescimento desordenado. São necessárias obras de contenção de encostas e reassentamento de famílias que vivem em áreas críticas. O grande trabalho aqui em Petrópolis é organizar as comunidades, porque os sistemas de alarme são muito eficazes", garante ele que aponta a existência de 42 comunidades na cidade imperial.

Na manhã de terça-feira (19), o que se via nas ruas da cidade era muita lama e lixo, inclusive nas principais vias, como Rua do Imperador, Rua Teresa e Coronel Veiga. Também são feitas ações  emergenciais para limpeza e remoção de terras, galhos e entulho de vários bairros prejudicados pelo temporal. O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil subiu para 368. A precipitação durou do fim da tarde de domingo (17) até o início da tarde de segunda-feira (18). 

O número de pessoas alojadas nos 18 pontos de apoio somam 560, ou cerca de 140 famílias. O índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido, chegou a 428 milímetros nas últimas 24 horas, quase o dobro do esperado para o mês inteiro.

Noventa e uma pessoas, entre voluntários e funcionários da Defesa Civil, estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros do Estado atuam na cidade. O prefeito também determinou, desde a madrugada de terça-feira, a criação de uma força tarefa com a contratação de mais 500 pessoas para uma frente emergencial de trabalho.

O Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) está monitorando as condições do tempo e ocorrências nas cidades afetadas pelas chuvas.

Pontos de apoio às vítimas

- E. M. Odette Fonseca (Duques)

- Igreja N. S. Aparecida (Quitandinha)

- CEI Chiquinha Rola Rua Campos (Quitandinha)

- E.M. Stefan Zweig (Rua Amazonas)

- E. M. Governador  Marcelo Alencar (Quitandinha)

- Escfola Bom Jesus (Dr. Thouzet)

- Escola M.João Paulo II (São Sebastião)

- Escola N. S. da Glória (Morin)

- Escola Paula Saldanha (Estrada da Saudade)

- PSF Estrada da Saudade (Estrada da Saudade)

- E.M. Ana Mohamed (Sargento Boening)

- E.M. Augusto Mechick (24 de Maio)

- PSF Vila Saúde (Quitandinha)

- Esc. Geraldo Ventura Dias (Meio da Serra)

- PSF Valparaíso (Chapa 4 – Valparaíso)

- Escola Rosalina Nicolay (Siméria)

- Colégio Princesa Isabel (Quitandinha)

- Igreja São Jorge (João Xavier – Bingen)

- Esc. M. Ver. José Fernandes (Alto da Serra)

- CIEP - Santos Dumont (Alto Independência)

- Igreja Metodista (Alto Independência)

- Escola Rosa (Independência)

- E. M. Rubens de Castro (Alto da Serra)

- Escola Paroquial N. S.do Carmo (Atílio Marotti)

- E. M. Josemar Contage (Corrêas)

- E.M. João Ventura Dias (Meio da Serra)

- E. M. Senador Mario Martins (Caxambu)