ASSINE
search button

Eduardo Paes nega fazer propaganda pessoal com jogo 'Banco Imobiliário'

Compartilhar

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, negou nesta quinta-feira (28) que o jogo "Banco Imobiliário-Cidade Olímpica” promova a sua propaganda pessoal e que o uso do jogo nas escolas municipais tenha interesse público. A afirmação sobre o jogo que fala das obras e ações do governo foi feita pelo prefeito nesta manhã, durante o lançamento do bairro que vai abrigar as famílias que moravam na Vila Autódromo. No local, onde Paes foi recebido com protestos dos moradores, será construído o Parque Olímpico 2016, em Jacarepaguá, Zona Oeste.

"O projeto passou por avaliação na Prefeitura e está sendo colocado em prática depois das eleições. Não fui eu que fiz o Maracanã, o Cristo Redentor. O que há no jogo é o que acontece na cidade", disse Eduardo Paes, que afirmou ainda que sabia e concordou com a implementação do jogo nas escolas municipais. Segundo ele, o projeto partiu da fabricante de brinquedos Estrela. 

Na quarta-feira (27), o Ministério Público do Estado afirmou que vai investigar o caso e instaurou um inquérito para apurar a compra de 20 mil unidades do jogo por R$ 1,050 milhão. 

De acordo com a Promotoria, a Prefeitura e a fabricante de brinquedos terão que informar se houve licitação para o caso e em qual modalidade, enviar cópias oficiais dos processos, informar se a compra foi feita com recursos destinados a investimentos na educação e prestar esclarecimentos da participação da administração no desenvolvimento do jogo. A versão do 'Banco Imobiliário' tem, segundo a Promotoria, logotipo de projetos da gestão do prefeito. 

A Transcarioca, o Museu do Amanhã, o Parque Olímpico e a RioFilme são alguns dos projetos citados no jogo. 

Moradores protestam quanto à remoção das famílias para Rio 2016

O prefeito foi recebido sob protestos no evento de apresentação do projeto de construção do bairro para alocar os moradores da Vila Autódromo, que será extinta para dar lugar a obras do Parque Olímpico dos Jogos de 2016. 

A manifestação reuniu membros da Associação de Moradores da Vila Autódromo, que são contrários à retirada de cerca de 500 famílias que residem no local. Nesta manhã, o presidente da associação, Altair Antunes Guimarães, e dois membros do grupo aguardavam o prefeito Paes em frente ao terreno do novo bairro quando ele chegou para conhecer o local. Logo em sua chegada, Paes ouviu as queixas de Altair e recebeu dele um projeto feito pelos próprios moradores para manutenção da Vila Autódromo mesmo com a Olimpíada de 2016.

Depois de ouvir os argumentos do morador, o prefeito disse que a remoção da Vila Autódromo é necessária para a execução das obras do Parque Olímpico. Ele também afirmou que a prefeitura vai trabalhar para realocar todos os moradores carentes que vivem no local em uma casa digna e ressaltou que a administração municipal está disposta a negociar com todos. 

A Vila Autódromo localiza-se ao lado do terreno do antigo Autódromo de Jacarepaguá, que foi desativado para dar lugar ao Parque Olímpico. O bairro também fica à beira da Lagoa de Jacarepaguá. Segundo o prefeito, o objetivo é levar as cerca de 500 famílias da Vila Autódromo para o Parque Carioca, nome de um conjunto habitacional próxima à vila, que já começa a ser construído. O Parque Carioca custará R$ 105 milhões e tem previsão de término para fevereiro de 2014.