ASSINE
search button

Cabral: processo pronto se veto de Dilma for derrubado

Governador confia em vitória dos estados produtores no STF em relação aos contratos já firmados

Compartilhar

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que já está com o processo pronto para apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso o Congresso derrube o veto da presidente Dilma Roussef em relação a distribuição dos royalties de petróleo, na votação marcada para a próxima terça-feira (5).

"Vamos esperar o resultado da próxima semana, mas nosso procurador, Luiz Roberto Barroso já está com o processo montado", sustentou, após a cerimônia de inauguração da fonte de água mineral Vale do Sol pela Nestlé no Palácio Guanabara nesta quinta (28). 

O governador, que estava acompanhado pelo presidente da Alerj, Paulo Mello, acrescentou que "está confiante" que a derrubada dos vetos fere "princípios jurídicos" e, por isso, será considerada inconstitucional no STF . "Uma nova redistribuição para o pré-sal, tudo bem, isso já é consenso. Agora, para os contratos já firmados, não faz sentido", reforçou.

Investimento de R$ 117 milhões

Cabral participou de um evento da Nestlé, que anunciou investimento de R$ 117 milhões na cidade de Silva Jardim, com a implementação da fonte de água mineral Vale do Sol, na Região dos Lagos pela empresa suíça. Estavam presentes o presidente global da Nestlé Waters, John J. Harris, diretor-geral da Nestle Waters no Brasil, Alexandre Carreteiro, o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, o presidente da Nestlé no Brasil, Juan Carlos Marroquin e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno além do governador e Mello.

“O mercado no Brasil vem aumentando 14%, em valor, a cada ano, e o Rio de Janeiro está crescendo acima da média nacional, a 19%. Somos líderes de mercado com 30% de participação no Rio. Já temos uma fábrica de água, a Mineral Petrópolis, e queremos mais. Nós acreditamos no potencial do Rio, o estado é um mercado chave", disse Carreteiro. 

Para Harris, o Brasil é um país estratégico na expansão do segmento de água. “Este investimento no Rio de Janeiro reafirma a nossa confiança no potencial de crescimento das águas engarrafadas no país. Esta aquisição também vai permitir o desenvolvimento ainda maior da Nestlé no Rio de Janeiro", afirmou.

“A Nestlé tem sido uma grande parceira do Estado do Rio. É uma empresa que acredita no Brasil há muitas décadas e tem visto o Rio de Janeiro com enorme respeito e confiança. Esta nova planta em Silva Jardim é mais uma demonstração desta confiança em nosso estado, no mercado do Rio e nas autoridades do Rio de Janeiro” reiterou Cabral.