ASSINE
search button

Obras desativam duas estações de metrô na Zona Sul

Compartilhar

A partir do próximo sábado, os milhares de usuários das estações General Osório, em Ipanema, e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, terão de voltar a usar ônibus. As duas estações vão ficar fechadas para obras de integração da Linha 1 com a Linha 4 do Metrô. A estação Cantagalo vai fechar por apenas 15 dias, mas na General Osório a previsão é de que a obra dure dez meses.

"Nossa previsão é entregar a estação em dezembro", disse o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, apesar de o secretário de Transportes, Júlio Lopes, ter afirmado um pouco antes que a estação em Ipanema só será reaberta em janeiro. Durante esse período, a estação Siqueira Campos, também em Copacabana, vai receber todo o impacto das mudanças.

O engenheiro do Metrô Rio responsável pela obra, Joubert Flores, explicou que  o fechamento da estação Cantagalo por 15 dias é apenas para adequação do local de manobras dos trens, que era feito ali e será transferido para a Siqueira Campos. 

"Depois disso, quem for para Cantagalo terá que descer na Siqueira Campos, trocar de plataforma e pegar um trem até o destino final", explicou.

Na General Osório, que será fechada para a construção de um túnel que vai interligar as linhas 1 e 4, a mudança para os passageiros será na superfície. O ponto de ônibus que funciona na praça e que leva os usuários através de integração até a Barra ou a Gávea será transferido para a Siqueira Campos. Na General Osório, vão ser criados novos pontos de embarque e desembarque para quem precisar chegar ou sair de Ipanema. No futuro, a Linha 1 vai estar capacitada para receber diretamente quem vem pela Linha 2 (hoje esse serviço chega apenas até Botafogo).

Novos trens

Para atender as seis estações da Linha 4 do Metrô, prevista para estar em funcionamento em 2016, o Metrô Rio vai comprar novos trens. "É uma contrapartida pelo serviço", informou o chefe da Casa Civil. Segundo a empresa, as composições serão iguais às 19 já comprados pela concessionária (13 já estão circulando). A ordem de compra será feita em maio, em tempo de ficarem prontos para os Jogos Olímpicos.  

A população vai começar a receber nesta quinta-feira folhetos informativos do novo esquema de funcionamento das estações. Para Fichtner, o tempo de informação, de hoje até sábado, é perfeitamente suficiente para que todos possam ser informados de todo o esquema.