ASSINE
search button

MP pede à Justiça quebra de sigilo fiscal e bancário do presidente da Mangueira

Compartilhar

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) requereu ao Juízo da 39ª Vara Criminal a quebra do sigilo fiscal e das contas bancárias do presidente da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, Ivo Meirelles. Também foi requerida a quebra do sigilo bancário das contas correntes em nome da Mangueira. 

A medida faz parte da investigação conduzida pela 8ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal que analisa a suspeita de envolvimento do presidente da escola no crime de associação para o tráfico de drogas.

Segundo a Promotora de Justiça Vera Regina de Almeida, responsável pelo inquérito, as informações solicitadas têm por finalidade verificar não apenas a evolução patrimonial de Ivo Meirelles, durante o período em que esteve à frente da diretoria da escola de samba, mas também as transferências bancárias realizadas.

Por determinação da Justiça, as informações sobre as contas bancárias existentes foram encaminhadas ao Ministério Público entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Foram identificadas seis contas em nome de Ivo e cinquenta e quatro contas em nome da agremiação, nas quais ele consta como representante. 

Com base nestes dados, a Promotora de Justiça pediu a quebra do sigilo para verificar possíveis irregularidades desde a posse de Ivo como presidente, em abril de 2009, até dezembro de 2012.

Ivo Meirelles foi indiciado pela Autoridade Policial da 17ª DP (São Cristóvão) pelo crime de associação para o tráfico. A investigação foi requerida pelo MPRJ, após denúncia anônima recebida pela Ouvidoria no dia 16 de dezembro de 2010. 

De acordo com a denúncia, os então líderes do tráfico de drogas Francisco Paulo Testas Monteiro, vulgo Tuchinha, e Alexandre Mendes da Silva, vulgo Polegar e sobrinho de Tuchinha, recebiam verbas da agremiação. O pagamento seria mensal, em torno de R$ 150 mil. Em troca, os traficantes teriam ordenado a nomeação de Ivo como presidente da escola e indicado outros integrantes para funções de diretoria.