ASSINE
search button

Detran realiza campanha de educação no trânsito em Copacabana

Compartilhar

Para ensinar às crianças regras de educação no trânsito e ainda alertar os pais sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e dar bom exemplo aos filhos, o Detran (Departamento de Trânsito do Rio) realizou, nesta terça-feira (19), o segundo dia de ações da campanha educativa “Volta às aulas”.

O cenário escolhido foi a calçada em frente à Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, em Copacabana, onde funcionários do órgão distribuíam folhetos instrutivos para os adultos, balões de gás para os pequenos alunos, e ainda contavam com a companhia de uma dupla de mímicos, que encenavam exemplos de boa conduta no trânsito. Um coral também cantava músicas que ressaltavam a necessidade de respeitar as sinalizações e atravessar a rua somente na faixa de pedestre. 

Ao mesmo tempo, um grupo de agentes do projeto “Esquina exemplar” – realizado em parceria com o RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro – erguia placas, em um sinal de trânsito próximo à escola, com mensagens educativas que destacavam, por exemplo, a necessidade de usar capacetes com a viseira abaixada em motos e o perigo de dirigir e falar ao celular, ao mesmo tempo. As ações da campanha, que teve início na segunda-feira (18/2), seguirão até sexta (22/2) e acontecerão na entrada de diferentes colégios da cidade. 

Responsável pela execução da ação “Volta às aulas” nas ruas, Enza Taddei destacou a necessidade de envolver os pais no processo de promover a educação no trânsito. 

"Os filhos se espelham nos pais e imitam seus comportamentos, por isso, é fundamental que os adultos respeitem as leis e deem bons exemplos no trânsito. Esse tipo de campanha ensina às crianças a ter um comportamento adequado e seguro no trânsito, e os pequenos ainda vão poder dar um puxão de orelha nos pais quando eles cometerem alguma infração", explicou a funcionária do Detran.