ASSINE
search button

Biblioteca do Inea reabre ao público com serviços informatizados

Compartilhar

Reinaugurada nesta terça-feira (19), a Biblioteca Fausto Guimarães, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em São Cristóvão, ganhou um novo acervo. O espaço passou a disponibilizar cerca de 20 mil títulos, entre livros, periódicos, estudos e relatórios sobre o meio ambiente no Estado do Rio. O atual acervo é resultado da compilação de documentos e publicações da extinta Fundação de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), da Superintendência de Rios e Lagoas (Serla) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), unificados com a criação do Inea, em 2009. Na biblioteca, há materiais de diversas instituições de pesquisa científica nacional e internacional. 

Destinada aos servidores da Secretaria do Ambiente e do Inea, pesquisadores, consultores, empresários, representantes de Organizações Não Governamentais (ONG), estudantes e ao público em geral, a biblioteca tem como objetivo reunir, preservar, organizar e disseminar a literatura ambiental. Para a presidente do Inea, Marilene Ramos, a recuperação do acervo da biblioteca, a modernização e a democratização do sistema são importantes para a disseminação de estudos na área ambiental. 

"É um meio de não perdermos a memória riquíssima que compõem o acervo composto por produções de cerca de 50, 60 anos. Com o intercâmbio entre diversas bibliotecas, estaremos conectados ao mundo", explicou a presidente. 

Além de retomar a consulta ao acervo de livros, periódicos e folhetos – que, desde 2002, quando as instalações foram danificadas por um incêndio, era limitada aos estudos, relatórios e auditorias ambientais – a biblioteca disponibiliza acesso on-line para consultas de todo os títulos em catálogo. 

"A biblioteca oferece produtos e serviços, como empréstimo domiciliar, renovação e reserva on-line, cópias e doação de materiais bibliográficos. Aqui há um centro de documentação, com os nossos processos organizados. Temos uma ala de arquivo técnico onde há mapas que pertencem aos nossos serviços", explicou a chefe do Serviço de Biblioteca e Acervo Técnico do Inea, Josete Medeiros, que relatou um pouco da história do acervo e sobre os dois anos de trabalho para higienização e catalogação dos títulos, durante a reinauguração do espaço. 

Serviços exclusivos aos servidores

Durante o evento, a responsável pela biblioteca, Josete Medeiros, mostrou como acessar os serviços exclusivos para os servidores da Secretaria do Ambiente através da intranet, com destaque para a disseminação seletiva da informação. O técnico, depois de cadastrado, pode selecionar áreas de interesse para ser avisado sobre aquisições e novidades de acordo com seu perfil. São serviços exclusivos para servidores: empréstimo domiciliar, reservas e renovação on-line, busca bibliográfica, cessão entre bibliotecas, comutação bibliográfica, normatização de referências e aquisição de normas ABNT.O subsecretário-executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino, aproveitou a oportunidade para lançar um desafio ao corpo técnico do Inea. 

"É necessário escrever, produzir, sistematizar a informação e colocar à disposição do público para que a nossa história e o nosso conhecimento fiquem registrados", afirmou Firmino, sugerindo incluir os resultados no Contrato de Gestão do órgão para formalizar o compromisso.

O acervo da biblioteca ocupa todo o 9° andar do antigo prédio da Feema, na Rua Fonseca Teles, 121, 9º andar, em São Cristóvão. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.