ASSINE
search button

Paes entrega chave da cidade ao Rei Momo e abre o Carnaval no Rio

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade para a Corte Real (Rei Momo, rainha e as princesas), na manhã desta sexta-feira, em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. Simbolicamente, até Quarta-Feira de Cinzas (13), o Rei Momo está no comando da 'Cidade Maravilhosa'.

Um casal de mestre-sala e porta-bandeira da Secretaria municipal de Turismo evoluiu pelo tapete vermelho ao som da Banda da Guarda Municipal. 

A bateria da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do carnaval de 2012, também animou a festa. A bandeira olímpica foi entregue a um agente da Guarda Municipal e será levada para o Sambódromo na tarde desta sexta.

Às 21h, começam os desfiles da Série A do Carnaval do Rio de Janeiro. Nesta primeira noite, desfilam nove agremiações: Unidos do Jacarezinho; Unidos do Porto da Pedra; Acadêmicos de Santa Cruz; Unidos da Vila Santa Tereza; União do Parque Curicica; Estácio de Sá; Alegria da Zona Sul; Acadêmicos da Rocinha; Unidos do Viradouro.

Cada agremiação tem entre 45 e 55 minutos para cruzar a Passarela do Samba. Elas podem levar entre dois e quatro carros alegóricos, podendo, ainda, utilizar até três tripés.

A folia continua no sábado, quando mais dez escolas de samba encerram a Série A. São elas: União de Jacarepaguá; Paraíso do Tuiuti; Tradição; Império Serrano; Acadêmicos do Cubango; Sereno de Campo Grande; Império da Tijuca; Caprichosos de Pilares; Unidos de Padre Miguel; Renascer de Jacarepaguá.

A grande campeã sobe ao Grupo Especial em 2014. Ela será conhecida na apuração que acontece na quarta-feira de Cinzas, às 18h.