ASSINE
search button

Imprensa Que Eu Gamo anima foliões no primeiro dia de Carnaval de Rua do RJ

Compartilhar

Cerca de 10 mil foliões se reuniram entre a Rua Gago Coutinho e o Largo do Machado, em Laranjeiras, neste sábado (26), para acompanhar o bloco, Imprensa Que Eu Gamo, no primeiro dia de carnaval de rua da cidade. 

Fundado por jornalistas há 18 anos, o Imprensa tem como tradição relembrar em seu enredo os fatos mais marcantes dos últimos doze meses. Batizado de "O Amor Está no Ar", a letra de 2013 canta sobre José Dirceu, Lula e a atriz Carolina Dieckman, que teve fotos nuas exibidas na internet.  

Marcado para as 15H, o bloco só saiu do Mercado São José, onde concentra, às 16h30. Um carro pipa ajudou a refrescar os foliões, que pulavam ao som da bateria. Durante o trajeto, folhetos com a letra do enredo foram distribuídas e, ao final da festa, todos já cantavam o samba em um animado coro. Na calcada, jovens, crianças e idosos se misturavam na dança. 

"Adoro este bloco, para mim é o melhor que tem, super família, animado, sem confusão", contou Ana Carla Pinto, que estava acompanhada pelas sobrinhas. O Imprensa sai tradicionalmente algumas semanas antes do Carnaval. O motivo, segundo um dos organizadores, é "para que os jornalistas possam aproveitar a festa também, já que a maioria trabalha nos dias de Carnaval", explicou. Este ano, o bloco foi às ruas 2 semanas antes.  

Obama e personalidades

Ainda na concentração, quem fazia a alegria dos turistas e presentes era o motorista Rinaldo Gaudêncio, 41, que não escondeu sua semelhança com o presidente Barack Obama, e saiu para a folia com a bandeirinha dos Estados Unidos em mãos. "Me diziam que eu era parecido com ele, aí tive essa idéia. Antes saia de terno, mas neste calor não dá, né? Mandei fazer uma sunga customizada. Eu vou em vários blocos, este daqui é a segunda vez. Faço muito sucesso, conquisto muitos amigos", contou, enquanto posava para fotos. 

E não foi só Obama que "compareceu" à festa. Máscaras de Lula, Dilma e Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também andavam animadas pelas ruas de Laranjeiras. Além deles, vampiros, presidiários e noivas estavam entre as fantasias mais populares.  

Presença da polícia

O clima no bloco era de animação e tranquilidade. A presença da Polícia Militar e da Guarda Municipal, durante todo o trajeto, funcionou mais para fiscalizar venda irregular de bebidas e "mijões" do que apaziguar confusões. O grande número de banheiros públicos também facilitou ainda mais o trabalho dos agentes. "Tá bem tranquilo aqui", contou um guarda. 

A ruas das Laranjeiras, entre o Largo do Machado e a Gago Coutinho, ficou fechada até o final do desfile, o que causou retenções nas proximidades, principalmente durante a primeira hora do bloco. Mas a organização foi elogiada pelos moradores e foliões. "Olha, não posso reclamar. Moro aqui perto e estou muito satisfeita com a organização, tudo foi sinalizado e avisado, os guardas trabalharam muito bem", elogiou Mônica Elisabete.  

Primeiro dia de Carnaval de Rua

Neste sábado, desfilaram ainda outros blocos tradicionais da cidade, como o GB Bloco, a Banda de Ipanema, Spanta Neném e Desliga da Justiça, todos na zona sul. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a cidade está preparada para o carnaval de rua.

“O carnaval de Momo começa no dia 8 de fevereiro, mas hoje começa o carnaval de rua. A gente está superorganizado. O que a gente pede às pessoas é educação. Estamos dando as condições e infraestrutura,o que a gente pede ao folião é que aproveitem, se divirtam, mas que façam um carnaval com paz, que respeitem o direito dos outros que não estejam na folia, que respeitem a cidade, o espaço público e que tratem com muito carinho o Rio”, disse.