ASSINE
search button

Rio lança campanha para garantir estoque de sangue no carnaval

Compartilhar

Rio de Janeiro - O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) lançou hoje (23) mais uma edição da campanha Vista A Fantasia da Solidariedade, que pretende estimular a doação de sangue no carnaval. A ideia é garantir uma média de 300 doadores por dia durante os dias de festa, pois, historicamente, há uma queda de 50% nas doações, no período.

“A meta é colocar na cabeça do folião, do carioca, a necessidade de manter estoques reguladores de sangue no período das festas. Essas campanhas propõem promover o amadurecimento da comunidade para que entendamos que o nosso papel de cidadão é manter estoques de sangue”, destacou a diretora do Hemorio, Clarisse Lobo.

A atriz Luiza Brunet, a madrinha oficial da campanha, participou do lançamento, no Hemorio. “O maior prazer é saber que se está contribuindo, exercendo cidadania, acho que é um dever de todos nós brasileiros sermos generosos”, disse.

Para ser doador de sangue é preciso se encaixar em alguns requisitos básicos: ter entre 16 e 68 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e não ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

A coleta de sangue ocorre no próprio Hemorio, na Rua Frei Caneca, número 8, no centro. O horário de funcionamento vai das 7 às 18 horas todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O Hemorio abastece as unidades públicas de saúde do Rio de Janeiro.