ASSINE
search button

Casas sobre pântano na Cidade de Deus correm risco de desabar

Espaço de Desenvolvimento Infantil e centro comercial ficarão a poucos metros das casas afetadas

Compartilhar

A prefeitura do Rio prometeu nesta quarta-feira(23) a construção de 330 casas e obras de infraestrutura na região da Rocinha II e na Cidade de Deus, em Jacarepaguá. Porém, um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) e um centro comercial com 31 lojas serão construídas logo acima da área de um pântano.

A apenas 300 metros dali, há casas abaixo do nível da rua que, segundo moradores da área, "estão afundando". A situação já dura quatro anos, e o medo dos moradores é que o destino da EDI e do centro comercial seja o mesmo das casas rachadas e que estão cedendo lentamente ."Se não assentarem a terra e esperarem, vai acontecer a mesma coisa que está acontecendo aqui", lamentou dona Euzeni Santana, de 78 anos, moradora do local há 50 anos.

Segundo Marcelly Novaes, de 24 anos, a situação é mais complicada do que se imagina. "Tudo que puderem fazer para mostrar isso aqui é necessário. Todas as casas estão rachando, o piso está cedendo", denunciou.

Dona Euzeni conta que as construções foram efetuadas pela Caixa Econômica Federal, há quatro anos. No entanto, a obra não foi feita da forma correta."Eles construíram tudo em dois meses, porque as obras atrasaram e precisaram acelerar. O resultado é esse aí. É um perigo", comentou ela, que enumerou outros problemas provenientes do pântano que incomodam os moradores:

"Jacarés e cobras aparecem bastante aqui, saindo da água do pântano. Quando vão melhorar essa área? Só quando as casas caírem?", lamentou dona Euzeni, preocupada com o futuro de sua moradia.

Secretaria e Crea se manifestam

Em nota, a Secretaria Municipal de Habitação alega que a área onde serão edificados o EDI e o centro comercial é "plenamente edificável. As medidas técnicas que serão adotadas para preparar o terreno são as seguintes: esgotamento da água do terreno, aterramento e isolamento com concreto".

Sobre as casas que estariam afundando, a SMH diz que "No Morar Carioca Cidade de Deus, elas também serão beneficiadas, recebendo obras de melhoria e de infraestrutura para sanar o problema, que ocorre pelo fato de se encontrarem abaixo do nível da rua."

>>>> Prefeitura inaugura obras do Morar Carioca na Cidade de Deus

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia(CREA) informou que vai avaliar se irá à área descrita para avaliar os danos causados às edificações.

Tráfico de drogas

Enquanto percorria as ruas perto das casas atingidas, a equipe do Jornal do Brasil se deparou com remanescentes do tráfico de drogas na região. Quando encontrou a equipe do jornal, um deles chegou a reclamar com Euzeni, contestando a presença de jornalistas na área. Ao ser informado, porém, sobre o motivo da matéria, se afastou. O traficante não estava armado. Às 12h, o policiamento destacado para o evento de inauguração das obras do Morar Carioca já havia deixado o local.