ASSINE
search button

Semana Nacional do Doador de Sangue no Hospital Federal de Bonsucesso

Compartilhar

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25), o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) realiza campanha, de 26 a 30 de novembro, com o objetivo de incentivar a doação de sangue. Com o slogan “Eu sou doador. E você?”, a unidade pretende conscientizar as pessoas da importância deste gesto, que é fundamental para o atendimento aos pacientes submetidos a cirurgias de alta complexidade, como o transplante.

O setor de coleta do HFB funcionará das 7h30 às 12h, exceto no dia 27 (terça-feira), que ficará aberto até as 14h. Os voluntários podem procurar o Banco de Sangue, localizado na Av. Londres, nº 616, no térreo do Prédio 4, em Bonsucesso. O HFB tem setor de captação de sangue próprio, por isso precisa que as pessoas doem na unidade para manter o estoque em dia e atender a demanda das cirurgias. 

O HFB é o maior hospital público do Estado do Rio de Janeiro em volume de atendimentos e realiza mensalmente cerca de 1.200 cirurgias.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos (sendo menor de idade, trazer um consentimento formal do responsável autorizando), possuir peso igual ou maior a 50 quilos e estar bem de saúde. Além disso, é necessário não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não estar grávida ou amamentando. Não é necessário estar em jejum, recomenda-se evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação.

O voluntário deve comparecer com um documento de identidade com foto e tem direito a uma justificativa da falta ou atraso para apresentar no local de trabalho. Homens podem doar com intervalo mínimo de dois meses, porém até quatro vezes ao ano. Já para as mulheres, esse espaço é de três meses, podendo realizar a doação até três vezes no ano.