ASSINE
search button

Índios da Aldeia Maracanã aproveitam passeata dos royalties para protestar

Compartilhar

Na direção contraria ao ato contra as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo, um pequeno grupo de moradores e simpatizantes da Aldeia Maracanã, localizada próxima ao estádio, no antigo prédio do Museu do Índio, aproveitou para protestar contra a desapropriação do espaço.

Cacique da Aldeia Maracanã, Carlos Tukano disse que não se interessa pelos royalties. Carregando um cartaz com os dizeres “Amor e Gratidão: os índios moram no coração dos brasileiros, que seus direitos sejam respeitados”, ele veio até a Avenida Rio Branco com outras 50 pessoas pedir ao governo que mantenha o antigo museu de pé. “A Dilma é a mãe do (governador Sérgio) Cabral, não nossa, só queremos que deixem nossa aldeia em paz”, afirmou.

Questionado sobre a situação da aldeia durante a coletiva posterior a manifestação, Cabral reafirmou o desejo do Estado de derrubar o prédio. “Não tenho nada contra o museu do Índio, que é em Botafogo. Aquele prédio em ruínas não é um museu desde 1970. Queremos garantir a mobilidade e a segurança dos cariocas e vamos derrubá-lo”, afirmou.

Com a decisão da presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargadora Maria Helena Cisne, no último dia 13, de cassar as duas liminares que impediam a demolição do prédio e a retirada dos índios que ocupam o local, é apenas uma questão de tempo até que o Estado retome o espaço.

O casarão ao lado do estádio abrigou, durante décadas, o extinto Serviço de Proteção ao Índio, criado pelo marechal Cândido Rondon, que mais tarde deu origem à Fundação Nacional do Índio (Funai), e também já foi sede do Museu do Índio.

Atualmente, o prédio pertence ao governo do Estado que o negociou no fim de outubro com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a fim de que o local seja transformado em área de estacionamento e dispersão de público durante os eventos no Maracanã.