ASSINE
search button

Presença do Bope no antigo Museu do Índio cria suspeita de invasão iminente

Veja imagens do vídeo feito pelos índios

Compartilhar

Cinco viaturas - três do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e duas do Batalhão de Choque da Polícia Militar -  rondaram o prédio do antigo Museu do Índio, vizinho ao Maracanã, e fizeram filmagens do local no fim da tarde da quinta-feira (22), segundo denúncia dos índios que vivem no local e registraram em vídeo a movimentação.

O grupo, que contava com dezenas de agentes, chegou a parar em frente ao prédio. De acordo com o defensor público Daniel Macedo, titular do 2º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da Defensoria Pública da União (DPU), ele já foi oficialmente intimado da cassação das liminares que garantiam a permanência dos índios no local e a manutenção do prédio, construído em 1910.

Macedo teme que os policiais entre no terreno hoje ocupado pelos índios para  expulsarem os atuais moradores a qualquer momento:

"De fato, eles podem vir a qualquer momento. Obviamente, adentrar à noite é de uma inconstitucionalidade cristalina. Certamente = alertou - qualquer violência será atribuída ao governador, que ordenou pessoalmente a ação", explica.