ASSINE
search button

UFRJ se defende antecipadamente a possível reportagem do "Fantástico"

Instituição enviou comunicado se posicionando sobre uma possível matéria do programa

Compartilhar

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se antecipou a uma possível reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, que apontaria desvios de verba desde 2007 na instituição baseado em um relatório da Controladoria Geral da União (CGU). A instituição negou as informações e enviou comunicado na manhã deste domingo (11) para se posicionar em relação aos questionamentos. Segundo o Fantástico, a matéria não está na grade de programação deste domingo. 

>> TV Globo poderá divulgar falsa denúncia sobre UFRJ

De acordo com a UFRJ, a reportagem questionou também repasses ao Banco do Brasil que não entraram no orçamento da instituição e o suposto mau estado de conservação do alojamento universitário, do Hospital Universitário Clementino Fraga e do Hospital Escola São Francisco de Assis. 

"A Universidade refuta qualquer insinuação de que tenha existido desvio de recursos públicos e repudia a relação entre as supostas irregularidades com o estado precário de algumas de suas instalações", diz trecho do comunicado.

Credibilidade

A UFRJ alega ter estranhado as perguntas do programa mas afirma ter respondido às questões. No entanto, "na iminência desse tipo de abordagem na matéria atacar a credibilidade de uma das mais importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão do país, e independentemente do conteúdo que será veiculado no programa de domingo, 11 de novembro, a UFRJ sente-se no dever de declarar que nada tem a esconder e está – como sempre esteve – aberta à sociedade brasileira para quaisquer esclarecimentos", diz a nota.

Como efeito, a reitoria da UFRJ marcou reunião do corpo social da UFRJ para tratar da questão na segunda-feira (12), às 10 horas, no Salão do Conselho Universitário, no Prédio da Reitoria, na Ilha Universitária.

Confira a íntegra da nota da UFRJ:

EM DEFESA DA UFRJ PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE E TRANSPARENTE

A UFRJ foi procurada na última quarta-feira pela produção do programa “Fantástico” da Rede Globo de Televisão para se pronunciar a respeito de três pontos: 1.“relatório da Controladoria Geral da União (CGU) sobre desvios de verba na UFRJ desde 2007”; 2.“segundo o relatório, valores pagos, nos últimos cinco anos, pelo Banco do Brasil à UFRJ não entraram no orçamento da Universidade?” e 3. “o Fantástico visitou o alojamento universitário, o Hospital Universitário Clementino Fraga e o Hospital Escola São Francisco de Assis e registrou o mau estado de conservação dessas três unidades. O que causou essa situação?”

A Universidade refuta qualquer insinuação que tenha havido desvio de recursos públicos e repudia a relação entre as supostas irregularidades com o estado precário de algumas de suas instalações.

Ainda que tenha estranhado o rol das perguntas, a UFRJ respondeu as questões encaminhadas no sábado, 10 de novembro. Desde sexta-feira, 09 de novembro, a emissora iniciou a veiculação de chamadas de cunho sensacionalista.

Na iminência desse tipo de abordagem na matéria atacar a credibilidade de uma das mais importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão do país, e Independentemente do conteúdo do que será veiculado no programa de domingo; a UFRJ sente-se no dever de declarar que nada tem a esconder e está – como sempre esteve – aberta à sociedade brasileira para quaisquer esclarecimentos.

Aproveitamos para convidar a todos para a reunião do corpo social da UFRJ, onde a questão será tratada, na segunda-feira, 12 de novembro, às 10 horas, no Salão do Conselho Universitário, Prédio da Reitoria."