ASSINE
search button

Carioca pode pagar IPTU mais caro em 2014

Compartilhar

Os cariocas podem pagar IPTU mais caro a partir de 2014. A Prefeitura vai encaminhar à Câmara de Vereadores, no início de janeiro, um projeto de reforma tributária que prevê a criação de alíquota progressiva do Imposto Predial e Territorial Urbano, que vai de 0,20% a 0,60%.

Segundo o RJTV, a reforma tributária prevê a redução da alíquota do IPTU, mas em compensação aumenta o preço do imóvel, que também faz parte da base do cálculo do imposto. De acordo com a prefeitura, a planta dos valores dos imóveis do Rio, que serve de referência para a cobrança do imposto, não é atualizada há 15 anos.

Na prática, isso vai aumentar o valor do IPTU. Atualmente, a alíquota é única, de 1,2% em cima do valor do imóvel. A prefeitura quer criar uma alíquota progressiva, que vai de 0,20%, para imóveis que valem até R$ 15 mil, a no máximo 0,60%, para imóveis que valem mais de R$ 200 mil.

Ainda segundo a prefeitura, mesmo com essa correção, nenhum IPTU vai triplicar por conta da redução da alíquota. No entanto, o Secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo, admite que em algumas áreas da cidade, o reajuste pode chegar a 30%.

A outra mudança que vai atingir aproximadamente um milhão de imóveis cadastrados é para os contribuintes isentos ou que recebem descontos. Essa lista será revista e vai atingir, por exemplo, os moradores de imóveis que recebiam desconto por ficar próximos de áreas violentas, nas imediações de favelas, que agora estão pacificadas.