ASSINE
search button

Explosão de gás deixa sete feridos em supermercado de Irajá

Hospitais Carlos Chagas e Getúlio Vargas receberam as vítimas da tragédia

Compartilhar

Pelo menos sete pessoas ficaram feridas em uma explosão de gás ocorrida no supermercado Multi Market, na Estrada Coronel Vieira, 880, em Irajá, na Zona Norte do Rio. Quatro vítimas ficaram bastante queimadas e estão em estado grave, enquanto outras três tiveram ferimentos mais leves.

Os feridos foram levados para os hospitais Getúlio Vargas e Carlos Chagas. De acordo com testemunhas, eles saíram correndo do supermercados com os corpos em chamas.

Segundo a rádio CBN, seis ambulâncias do Corpo de Bombeiros estiveram no local. Houve um grande movimento de curiosos. Um cordão de isolamento impediu a aproximação e facilitou o trabalho dos bombeiros.

Um dos funcionários do supermercado em estado grave é Luciano Rodrigues de Souza, de 28 anos, que trabalha no açougue do Multi Market. Luciano está internado no CTI do Hospital Carlos Chagas, em estado ainda instável.

Luana Fioravanti, cunhada da vítima, falou que ele reclamava da manutenção do Multi Market de Irajá: “Luciano fazia constantes reclamações, porém eram mais sobre manutenção, ratos passando pelos corredores também. Nunca havia chegado a reclamar sobre vazamento de gás. Acontecer uma coisa dessas traz uma insegurança enorme”, disse.

Já Daiana Angélica Pereira, esposa de Luciano, informou que ele se queixava do cheiro de gás dentro do supermercado: 

“Ele já estava reclamando do cheiro de gás há uns 15 dias. Na verdade, ele queria sair do supermercado”. Daiana disse ainda que a falta de informações a deixa insegura. “Não me deixaram entrar na CTI do Carlos Chagas, porque estavam fazendo a limpeza da pele dele”, contou. A família do açougueiro estuda também a possibilidade de transferi-lo para uma clínica particular.

Gualberto Martins, de 48 anos, trabalha no açougue junto com Luciano. Ele disse que só salvou do mesmo destino do colega por estar no frigorífico no momento da explosão do gás:“Nós ajudamos a tirar a roupa dos dois (se referindo ao açougueiro Luciano e ao gerente do açougue Ricardo Santos, socorridos por ele) porque eles estavam queimando por dentro. Foi um desespero só. Uma coisa pavorosa”, disse o funcionário.

Contradição entre mercado e moradores

A administração do Supermercado Multi Market disse que só se pronunciará após a realização da perícia no local. Um dos gerentes do estabelecimento informou apenas que vistorias são feitas semanalmente no supermercado. Porém, a bancária Márcia Freire, de 40 anos, que mora no sexto andar (cobertura) do edifício residencial acima do supermercado, reclamou que o cheiro de gás já era percebido antes: 

“O cheiro do gás já é sentido há mais de seis meses". Segundo ela, os moradores comunicaram o fato à gerência do estabelecimento, mas nenhuma providência foi tomada. "Senti o prédio trepidar com a explosão. Foi muito intenso”, completou ela, acompanhada pela mãe, que disse que "chorou de medo" com a explosão.

André Portes, gestor do supermercado Multi Market, adiantou alguns detalhes do caso:

“Segundo a informação que tivemos dos bombeiros, é possível que tenha havido um escapamento de gás na madrugada, e qualquer centelha pode ter causado a explosão, mas só vamos nos pronunciar oficialmente após a perícia”, declarou.

Ainda não se sabe o que teria causado a explosão, mas testemunhas informaram que o acidente foi na padaria do estabelecimento. O mercado fica na esquina da Estrada Coronel Vieira com Avenida Monsenhor Félix, perto da estação Irajá do Metrô.

A Estrada Coronel Vieira foi interditada ao tráfego. Policiais militares e homens da CET-Rio também estiveram no local.

A Defesa Civil esteve no local e informou que não houve comprometimento estrutural do supermercado nem do prédio. 

Por volta das 10h30, o esquadrão anti-bombas do CORE também chegou ao local para averiguar o supermercado. O inspetor Brito, comandante da operação, disse que esta é apenas uma operação protocolar. 

“Até o momento não há indícios de bomba aqui no supermercado”, disse o comandante.

Fábio Cunha Moreira, de 45 anos, foi um dos primeiros a socorrer os mais gravemente feridos após a explosão. Ele contou que já ouve reclamações de funcionários sobre o cheiro de gás há mais de 15 dias, e contou sobre o que viu por volta das 7h desta quarta-feira(31):

"A Polícia Militar e os Bombeiros atenderam eles rapidamente. Vi eles tirando a roupa, a pele caindo. Eu, que nunca tinha visto isso, fiquei assustado. Até porque o Luciano é meu conhecido e estava entre os feridos", contou Moreira.

Veja os nomes dos feridos na explosão:

1 - Ricardo Santos, de 30 anos, gerente do Multi Market, internado no hospital Getúlio Vargas, na Penha

2 – Jacinta Beltrão, de 66 anos, cliente – já recebeu alta do hospital Getúlio Vargas.

3 – Tamires Silva, de 23 anos, trabalha no setor de laticínios do estabelecimento, internada no hospital Getúlio Vargas.

4 – Marco Gonçalves, de 39 anos, internado no hospital Getúlio Vargas.

5 – Marco Valério de Oliveira, de 51 anos, internado no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

6 - Luciano Rodrigues de Souza, de 28 anos, açougueiro do supermercado, internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Carlos Chagas.

7 – Dulcimar Nascimento, de 41 anos, trabalha no setor de laticínios – já recebeu alta do hospital Carlos Chagas.