ASSINE
search button

Parentes reconhecem corpos de vítimas da tragédia na Rio-Teresópolis

Peritos vão investigar se o ônibus perdeu o freio antes do acidente, que deixou 11 mortos

Compartilhar

Parentes e amigos das vítimas do acidente com o ônibus da Viação 1001, na Serra de Teresópolis, na altura de Guapimirim, na Baixada Fluminense, passaram a madrugada no Instituto Médico Legal (IML) para reconhecimento dos corpos. O acidente deixou 11 mortos e 19 feridos. O ônibus foi retirado da ribanceira por volta das 3h30.

Dez corpos foram encaminhados para o IML do Centro do Rio, sendo que oito já foram identificados e, desses, seis retirados por familiares para sepultamento. Dois corpos ainda não foram identificados

Os mortos identificados são: José Neves Mota, Edes Moraes da Silva, Charles Estellita André, Maria Aparecida Mota Neves, Ilma da Silva Florido, Lúcia Florido Turques da Silva, Jussara Nelon Magacho e Osvaldo Wilson Dias da Costa.

Peritos vão investigar se o coletivo perdeu o freio antes do acidente. A falha técnica é uma das hipóteses investigadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também trabalha com a possibilidade de o motorista, que também morreu, ter passado mal.

A linha de investigação da PRF é baseada em relatos de testemunhas, que viram o ônibus descer a serra na contramão, com o alerta ligado.

Segundo peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, o tacógrafo, que registra a velocidade do ônibus, marcava 80 km/h. A velocidade máxima permitida é de 60 km/h. A polícia também afirmou que não há marcas de freio. O ônibus será levado para o pátio da empresa e lacrado ate a polícia ir ao local fazer uma perícia mais aprofundada. 

A 1001 informou que faz manutenção constante nos veículos e que vai investigar se o veículo acidentado havia tido o freio inspecionado recentemente. A companhia disse que vai divulgar o nome dos mortos nesta terça-feira (23).

O ônibus saiu da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense do Rio, às 9h desta segunda-feira (22) com 29 pessoas. A assessoria disse ainda que, na hora do acidente, o número de passageiros poderia ser maior, já que o ônibus parou em outras cidades, como Miracema, Santo Antonio de Pádua, Pirapetinga e Além Paraíba. O destino do veículo era o Rio de Janeiro, com chegada prevista para 16h.