ASSINE
search button

Índios da Aldeia Maracanã iniciam hoje resistência por prédio histórico

Compartilhar

O anúncio da demolição do prédio onde funcionou o Museu do Índio, ao lado do Estádio do Maracanã, levou os integrantes da aldeia indígena com o mesmo nome a organizarem uma resistência. Os primeiros passos já estão estabelecidos. Cerca de vinte índios que vivem no imóvel irão, na tarde desta terça-feira (23) até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a convite do deputado Marcelo Freixo (PSOL) visitar os parlamentares e pedir apoio à causa.

De acordo com o ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), o antropólogo Mércio Gomes, que acompanha de perto a situação dos índios, os membros da Aldeia Maracanã "querem debater o que será feito em contrapartida a demolição", em uma audiência pública sobre o tema, marcada para o próximo dia 8.

O defensor público da União André Ordacgy, titular do 1º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, promete ajuizar, ainda esta semana, uma Ação Civil Pública (ACP) para impedir a demolição do prédio. O processo, a ser proposto na Justiça Federal, também solicitará uma "destinação cultural indígena para aquele espaço".

>> "Não é problema meu", diz governador sobre índios

"Os argumentos do Estado para a demolição já caíram", decretou Ordacgy, referindo-se ao desmentido da FIFA sobre a exigência de demolir o imóvel. "Diversos órgãos, como Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) demonstraram apreço pelo valor do imóvel. O Estado leva vantagem por ser a administração pública e agir enquanto corre o processo judicial. Mas se o juiz que receber a ação tiver sensibilidade ao tema, acredito que o antigo Museu do Índio possa não ser demolido".

Ordacgy, porém, considera ineficaz a presença dos indígenas na audiência pública no próximo dia 8.

"Esse encontro, em momento algum, tem como motivação o debate sobre o prédio", afirmou. "O Estado já tem como ponto pacífico a demolição. A audiência nada mais será que uma ocasião para apresentar o edital para as empresas, que poderão tirar suas dúvidas e observar suas possíveis margens de lucro".