ASSINE
search button

São Gonçalo terá obras para controle de inundações

Compartilhar

A população de São Gonçalo é a próxima beneficiada pelas intervenções do Projeto de Recuperação Ambiental e Controle de inundações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), já executado em diversos municípios fluminense. O início das obras na Bacia do Rio Imboaçu (PAC Imboaçu) será anunciado nesta quarta-feira (17), às 10h30, pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, pela presidente do Inea, Marilene Ramos, e pela prefeita do município, Aparecida Paniset.

O PAC do Rio Imboaçu prevê 4,5km de intervenções que incluem a desobstrução e alargamento da calha de modo a aumentar a capacidade de escoamento das águas e, consequentemente, minimizar os riscos de transbordamento. A estabilização de taludes, proteção das margens, substituição de pontes e travessias irregulares que represam o curso d’água, urbanização das vias marginais e remoção de moradias das áreas de risco de inundação combinada com ações de educação e conscientização ambiental também estão entre as medidas programadas. Pelo menos 250 mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente. 

A recuperação do Rio Imboaçu visa a mitigar riscos ambientais que causam prejuízos aos moradores e comerciantes, que por anos convivem com perdas materiais e de vidas ocasionadas pelas enchentes, e a desvalorização imobiliária no município. Para isso, serão desocupadas Áreas de Proteção Permanentes como as faixas marginais com o reassentamento de famílias cadastradas para 200 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida. Nas áreas desapropriadas serão construídas ciclovias, calçadas, vias de acesso e o plantio de árvores vai compor o plano paisagístico das comunidades de entorno do rio.

As obras proporcionarão locais de convivência e melhora significativa na qualidade de vida. Será contratada mão de obra local gerando emprego e renda para os próprios moradores. O projeto prevê ainda ações de educação e conscientização ambiental para que a população colabore mantendo as intervenções posteriormente. Medidas de sustentabilidade como reflorestamento, coleta seletiva do lixo e repovoamento da fauna aquática são outras das medidas previstas.

Planos semelhantes de controle de inundações e de recuperação ambiental já beneficiam municípios como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João do Meriti, Nilópolis, Mesquita, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo onde intervenções hidráulicas, de desassoreamento e urbanização reduziram as causas de transbordamento de rios e canais.