ASSINE
search button

Jacarezinho e Manguinhos ganham amanhã (14) 29ª UPP

Pacificação, em horário não confirmado, terá Polícia Civil pela 1ª vez 

Compartilhar

A operação começou na sexta-feira (12), com o reforço da segurança nas imediações do Complexo de Manguinhos e da Favela do Jacarezinho - os dois maiores redutos do Comando Vermelho do Rio. Ainda assim, o cerco policial não foi capaz de afastar os frequentadores da maior cracolândia do Rio, que consomem a droga junto à linha férrea. Na madrugada deste domingo (14), em horário não divulgado pela secretaria de Segurança, começa a pacificação das duas comunidades, localizadas perto da Avenida Brasil e das linhas Vermelha e Amarela.

A instalação da 29ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será acompanhado do Quartel-General da Polícia Militar, no Centro, onde ficam o Centro de Comando e Controle da PM, e pela primeira vez terá a participação da Polícia Civil. Do Quartel-General, a cúpula da segurança do estado vai monitorar em tempo real a entrada das tropas no Complexo de Manguinhos e na Favela do Jacarezinho. A operação contará ainda com blindados da Marinha, "caveirões" e helicópteros da polícias. A inauguração, prevista para dezembro, vai beneficiar 70 mil pessoas.

É nessa região que concentram os 10 bandidos considerados os mais perigosos do Rio, que transformaram a área em um dos maiores focos de violência da cidade. Assim como aconteceu no Morro do Alemão, que gerou imagens espetaculares divulgadas no mundo inteiro, a bandidagem teria começado a fugir na região na antevéspera da instalação, segundo informações não confirmadas.