ASSINE
search button

Cidade de Deus recebe a realeza europeia com calor escaldante

Princesa da Dinamarca visita comunidade e príncipe vai a congresso de petróleo

Compartilhar

A princesa da Dinamarca, Mary Cavallier, visitou a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Zona Oeste, nesta quarta-feira(19). O motivo foi um evento que misturou moda, esporte e cultura na comunidade. O destaque porém, foi o calor fortíssimo. Personagem onipresente nos últimos dias, o calor inclemente do inverno carioca assolou a todos, desde a realeza até o mais humilde cidadão da Cidade de Deus.

Conhecida por sua fundação de caridade para crianças, The Mary Foundation, a princesa chegou à Cidade de Deus por volta de 10h30.  Após uma rápida parada para fotos, ela foi levada à sede do Centro de Referência da Juventude(CRJ), para conhecer as instalações do local. A sorte da princesa é que o ar condicionado funcionava a toda potência.

Após cerca de uma hora, a nobre dinamarquesa se dirigiu à roda de capoeira de membros do projeto social da CRJ. O coordenador das atividades, conhecido como professor Andari, também é policial militar. Há dois anos na comunidade, ele diz que o início do projeto na Cidade de Deus foi difícil: "Os moradores não confiavam, e muitos não confiam ainda, em policiais. A convivência era difícil. Hoje em dia as coisas estão mais tranquilas", relata Andari. A UPP na Cidade de Deus foi instalada em 16 de fevereiro de 2009.

A princesa assistiu à roda por pouco tempo, para fugir do sol. Foi levada rapidamente à tenda onde assistiu o desfile de moda organizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro(Firjan). Houve também uma apresentação de balé, em um espaço reduzidíssimo dentro da tenda onde estava a princesa, aumentando o calor ali dentro. Ela bebeu diversos copos de água mineral para se manter hidratada, o que talvez explique o fato de não ter suado tanto quanto a maioria dos presentes.

Após o fim do desfile, a designer dos modelos vestidos pelas jovens da comunidade, Nadine Gonçalves, entregou uma bolsa para a representante real. Ela pegou a bolsa e em seguida deixou o local, sofrendo com o calor mas sem qualquer deslize na cordialidade, manteve um sorriso nos lábios, principalmente para os cidadãos humildes que se acotovelavam para ter um vislumbre da realeza. O secretário de Direitos Humanos e Assistência Social do governo do estado, Antônio Claret, não hesitou em exaltar a passagem da princesa como uma conquista da atual administração:

"A visita da princesa é um reconhecimento às políticas de inclusão social para juventude no Rio. Mostramos que é possível fazer um bom trabalho após a pacificação. Queremos que as pessoas aqui na Cidade de Deus tenham as mesmas oportunidades que as de outros locais do Rio", ponderou o secretário. 

Claret também deixou claro que novas possibilidades podem se concretizar após a visita de Mary à comunidade, e não apenas com o governo dinamarquês: "Ela ficou impressionada com as ações que são feitas aqui, e muitas portas estão abertas com o governo da Dinamarca. A nossa estratégia é de parcerias: com o município, com o Governo Federal, com entidades privadas e até com outros países".

Motivos reais

Além de conhecer projetos sociais, a princesa da Dinamarca está presente no Brasil para firmar acordos comerciais entre os dois países. Seu marido, o príncipe Frederico, participa hoje da Oil & Gas Fair Rio 2012, realizada no RioCentro desde segunda-feira(17) a quinta-feira(20). A comitiva dinamarquesa fica na cidade até a tarde de amanhã(20). Haverá uma reunião com o Comitê Olímpico e também um encontro com o prefeito Eduardo Paes. Às 17h, a comitiva embarca para Belo Horizonte. Às 19h de amanhã, a princesa terá um jantar com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

A vida dos seguranças que acompanhavam a realeza dinamarquesa, porém, não foi o que se pode chamar de fácil nesta quarta-feira (19). Sempre alertas e usando terno e gravata, os responsáveis pela segurança da comitiva real sofreram bastante com o calor da Cidade de Deus. Um deles, quando perguntado sobre se havia passado por um calor tão intenso antes, respondeu, suspirando e suando muito: 

"Talvez só tenha passado por um calor assim quando estive na África e na Arábia. Muito intenso esse calor", confessou a outro segurança, que perguntou, curioso, aos repórteres:  "Vocês também estão com calor?", provocando risadas entre os que estavam por perto. Ao saber que é inverno no Hemisfério Sul, ficou com uma expressão desapontada, enquanto enxugava o suor na testa com um lenço de papel.

>>RJ: 40,6ºC registrados nesta quarta podem ser recorde do ano 

Por curiosidade, a temperatura nesta quarta-feira(19) em Copenhague atingiu 9,8 ºC, com sensação térmica de 8ºC. Nada semelhante à carioca. Em pleno inverno, foi registrado na no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio, um pico de 47ºC, o que com certeza causou desconforto e espanto não apenas para os escandinavos, quanto para os cariocas nativos.