ASSINE
search button

Gansa Maria desaparece no Parque Guinle, em Laranjeiras 

Sumiço foi comunicado por cartazes da Associação Abraça Aves 

Compartilhar

Procura-se a Gansa Maria. Mais uma vez, os frequentadores do Parque Guinle, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, voltam a se comunicar com o mundo exterior através de cartazes pregados às árvores. Há menos de um mês, a Associação Abraça Aves, que cuida da fauna local, espalhou cartazes fixados às árvores da área verde esclarecendo que haviam sido doados para sítios 27 dos 56 patos que vivem ali. Motivo: superlotação. Dessa vez, a mesma associação alerta, também através de cartazes fixados às árvores, sobre o desparecimento da Gansa Maria.

Segundo o estudante de biologia Nelson Furtado, que costuma alimentar as aves do local, a gansa estava em fase de choco, ou seja, é um momento em que costuma se recolher a fim de se preparar para a maternidade. “Os guardas municipais que temos aqui não dão conta da segurança necessária não só dos frequentadores, como das aves que habitam o parque.  Houve um tempo em que mendigos invadiam a área à noite, dessa vez não sei o que possa ter acontecido com Maria”, especulou Furtado. 

No cartaz, o grupo alerta sobre  o “roubo”, no domingo (9), da gansa Maria. “Quem  tiver informações, gratifica-se. Comunicar com os garis do parque. Nós, frequentadores, não toleramos ficar mais sem segurança noturna.”  

Não é a primeira vez em que a fauna local é colocada em risco. Há cerca de cinco meses, o garboso galo Roberto Carlos, sobrevivente da enchente de Friburgo que convivia em harmonia com os patos, foi envenenado com chumbinho. Naira Ficher, que frequenta o parque desde que nasceu, suspeita dos vizinhos."É bem possível que tenha sido algum morador. Afinal, o galo cantava de manhã cedo, o que incomoda muita gente", acredita Naira, professora e Bióloga.

Jardins de Burle Marx

O bucólico cenário, em meio à intensa movimentação do bairro de Laranjeiras, é a antiga propriedade do empresário Eduardo Guinle, fundador da Companhia das Docas e pai de Octávio Guinle, criador do Hotel Copacabana Palace. O Parque Guinle é a atual residência do governador, embora Sérgio Cabral prefira morar no Leblon. A área verde, com 24.750 m² e jardins remodelados por Burle Marx na década de 50, tombada pelo Patrimônio Histórico, passou a ser habitada nos últimos dez anos por uma nova comunidade: os patos. As aves começaram a aparecer na área nos últimos dez anos como doação, por serem portadoras de problemas de saúde. Aos patos, somaram-se marrecos e gansos, além das garças e pombos que aproveitam os alimentos fornecidos aos 'moradores fixos'.

Localizado no sopé do Morro Nova Cintra, com acesso pela Rua Gago Coutinho, o Parque Guinle é uma área de lazer aberta à população. Além de parques infantis, o local atrai idosos que se exercitam em aulas gratuitas promovidas pela prefeitura. Nas dependências do amplo terreno foi construído o primeiro conjunto residencial para elite, com projeto de Lúcio Costa, arquiteto idealizador de Brasília. As obras aconteceram entre 1948 e 1954, quando Burle Marx remodelou os jardins.