ASSINE
search button

Abertas inscrições na Jornada Mundial da Juventude 2013

Evento é parte dos preparativos à chegada ao Rio do papa Bento XVI

Compartilhar

Em meio aos preparativos à chegada do Papa Bento XVI ao Rio de Janeiro, em 25 de julho de 2013, foram abertas hoje (29) as inscrições para a Jornada Mundial da Juventude 2013. De 23 a 28 de julho de 2013, também no Rio, a jornada é considerada um dos maiores eventos mundiais direcionados aos jovens. Os peregrinos poderão se inscrever em sete idiomas diferentes - português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e polonês -, disponíveis no site da JMJ Rio 2013 (www.rio2013.com). 

Realizado hoje (29), na Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória (Zona Sul do Rio), o lançamento teve a presença de dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJRio2013, do monsenhor Joel Amado, secretário executivo do COL, da irmã Shaiane Machado, diretora do Setor de Inscrições, de Walmyr Júnior, jovem que participou da última JMJ, em Madri, e de Angel Agallano, vice-presidente do Banco Santander.

Segundo a irmã Shaiane Machado, mais de 220 grupos dos cinco continentes se inscreveram em menos de 24 horas de abertura das inscrições. “Isso quer dizer que todos os continentes já confirmaram sua presença na Jornada Mundial da Juventude 2013”, festejou.

Dom Orani ressaltou que a Jornada requer “vitalidade, acompanhamento e investimento na juventude”. Já o monsenhor Joel amado destacou que “a JMJ envolve um número maior de pessoas em todo o mundo e tem capacidade de deixar legados como o convívio intercultural, de raças e de religiosos e o legado social, que tem um projeto na linha de prevenção e recuperação de dependentes químicos”.

Uma parceria entre o Banco Santander e o Instituto JMJ acelera e moderniza o processo de inscrição, através de um sistema online que permite maior controle do JMJ com os inscritos, bem como facilita a possível identificação de pagamentos e, entre outras informações, mostra a localização dos voluntários estrangeiros.

Questionado sobre reclamações a respeito do preço dos hotéis no Rio de Janeiro, dom Orani argumentou que a JMJ não se responsabiliza pela hospedagem de peregrinos em hotéis. “Todas as hospedagens solicitadas nas inscrições pelos peregrinos são providenciadas pela Jornada em casas de famílias, apartamentos e alojamentos disponibilizados também pelo poder público, as forças armadas, etc.”, esclareceu Dom Orani.

Ainda de acordo com o arcebispo, apenas um pequeno grupo prefere se hospedar em hotéis. “Mas, depois dessa reclamação, a Federação de hotéis do Rio se comprometeu em pensar melhor sobre o assunto, para tentar melhorar as tarifas, especialmente para esses grupos”, completou ele.

Logística e roteiro da JMJ

O evento, que envolve fiéis católicos e não católicos do mundo todo, inclui orações, shows, encontros, celebrações e vigílias. Os atos centrais em torno da chegada do Papa Bento XVI, que cai numa quinta-feira, serão a missa de abertura e de encerramento da Jornada. Também ocorrerão outras atividades, principalmente nos bairros de Copacabana e Santa Cruz.

Mais de 20 palcos estarão espalhados pela cidade para a realização de eventos de cunho religioso e cultural. Para melhorar a logística, a JMJ terá o apoio do município e dos governos federal e estadual, em especial para resolver o acesso dos voluntários que vêm das fronteiras do Brasil. O apoio inclui a organização do transporte e estacionamento para os ônibus, a melhora na locomoção e dos acessos a Copacabana, a exemplo do que é feito no Réveillon, bem como do acesso ao metrô e ao BRT para a Zona Oeste.

No próximo dia 14 de setembro, será apresentado o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, na “Festa da Aventura da Cruz", na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.