ASSINE
search button

Donos de vans iniciam deslocamento para protesto na Cinelândia

Compartilhar

Motoristas de transporte alternativo iniciam a mobilização para um protesto na Cinelândia, na manhã desta quarta-feira. Cerca de duas mil vans já ocupam três faixas da Avenida Maracanã, perto do estádio. Outros grupos se deslocam pela  Grajaú-Jacarepaguá e pela Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel.

O objetivo dos motoristas é promover uma grande carreata, pela Avenida Presidente Vargas, até o Aterro do Flamengo, onde os veículos serão estacionados. De lá, os condutores seguirão a pé até a Cinelândia.

A manifestação Um dia sem van tem o objetivo de mostrar a importância do transporte alternativo legalizado e organizado para a população, além de exigir uma rápida e imediata licitação para o setor.

De acordo com Guilherme Biserra, diretor jurídico do sindicato da categoria, a finalidade é a de fazer valer a realização de uma nova licitação para o transporte alternativo legalizado, cobrar o cumprimento da lei nº 3360, que garante que a licitação seja voltada somente para pessoa física, além de determinar a demarcação dos locais de parada para vans a 50 metros antes ou depois dos pontos de ônibus, evitando assim as inúmeras discussões entre  motoristas de ônibus e vans, e reduzir o número de multas aplicadas pela Guarda Municipal aos trabalhadores do setor.

"Hoje, o transporte alternativo leva diariamente cerca de 1,5 milhão de passageiros que, através de pesquisas, já comprovaram sua importância na locomoção de suas residências para o trabalho e vice-versa. Não queremos prejudicar essas pessoas, apenas fazer valer uma lei que as autoridades públicas teimam em desrespeitar", afirmou.