ASSINE
search button

Governo do Rio inaugura estação ferroviária em Manguinhos

Compartilhar

Rio de Janeiro - O governo do estado do Rio de Janeiro inaugurou hoje (24) a Estação Ferroviária de Manguinhos, na zona norte da capital, obra realizada em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A nova estação do sistema operado pela concessionária SuperVia tem três andares, escadas rolantes, bicicletários e elevador com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência. 

Para construir a estação, a via férrea foi elevada, permitindo a integração das comunidades do entorno, antes separadas pela ferrovia. Sob o viaduto, foi implantado um passeio público, com quiosques e piso de madeira ecológica, inspirado nas ramblas, da cidade de Barcelona, na Espanha. Segundo o governo estadual, a área deverá ganhar futuramente um complexo esportivo, com cerca de 20 mil metros quadrados.

Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral disse que o estado já injetou R$1 bilhão em intervenções realizadas em parceria com o governo federal, que fazem parte do PAC. “Esta obra magnífica foi concluída por meio da união de esforços. Foram colocados 50% de recursos federais e 50% de recursos do governo do estado. Cuidem desta estação, preservem-na. Temos aqui a rambla de Manguinhos. Quando vi esse projeto em Barcelona quis trazê-lo para cá. Haverá quiosques, atividade comercial. Estamos trazendo novas oportunidades de convivência”, disse.