ASSINE
search button

Cinco mil mudas serão plantadas em escolas do Rio

Compartilhar

Para marcar o início da Rio+20, a Cedae, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima terça-feira (12) a distribuição de 5 mil mudas de espécies nativas da mata atlântica, que serão plantadas nas cerca de 1.100 escolas do Município. O ato simbólico da primeira muda plantada acontecerá na Escola Municipal Rodrigo Otávio (Rua Antônio de Almeida, 11 – Praça Papai Noel - Moneró - Ilha do Governador). O projeto surgiu através de acordo firmado entre o presidente da Cedae, Wagner Victer e a secretária de Educação, Cláudia Costin.

A entrega e plantio das plantas, que começará um dia antes do início da Rio+20 em escolas da Ilha do Governador e Campo Grande, acontecerá simultaneamente em todas as unidades educacionais municipais do Rio de Janeiro. A programação pelos demais bairros e colégios terá continuidade ao longo da semana, durante os dias da conferência.

- Além de marcar o início da Rio +20, o plantio destas mudas típicas da mata atlântica também vai ao encontro dos compromissos de replantio firmados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Afinal, cada árvore destas tem, segundo dados do Instituto de Florestas da UFRRJ, capacidade de capturar cerca de 45 toneladas de carbono durante toda sua vida – informou o presidente da Cedae, Wagner Victer, completando que cada muda virá identificada com placas de material reciclável em comemoração à Rio+20.

As equipes de diretores e professores das escolas já vêm sendo orientados sobre o plantio. A ação envolve de 80 a 100 pessoas, incluindo os apenados, inseridos no projeto da Cedae “Replantando Vida”, que cuida da produção de mudas usadas no reflorestamento das margens dos rios Guandu e Macacu, importantes mananciais que abastecem estações da Cedae.