ASSINE
search button

TRE-RJ recebe lista com 499 contas sujas 

Compartilhar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) lista de 499 nomes de pessoas que exerceram funções públicas nos últimos anos e não tiveram as contas de suas administrações aprovadas.

Entre os contas-sujas, que poderão ser declarados inelegíveis pelo TRE-RJ, está o ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT). As contas daquela prefeitura, referentes a 2006, não foram aprovadas.

A atual prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, teve as contas relativas a 2005 desaprovadas. Ela foi reeleita em 2008, e está no fim de seu segundo mandato. O antecessor dela, Henry Charles, também teve as contas das administrações de 2002 e 2003 rejeitadas. Outro que também foi declarado conta-suja pelo TCE é Alexandre Mocaiber, ex-prefeito de Campos, no Norte Fluminense.

Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impede o registro de candidaturas para aqueles que tiveram as contas reprovadas no exercício de cargos ou funções públicas. A Câmara dos Deputados aprovou, no entanto, projeto que elimina os poderes dessa resolução, e liberam os contas-sujas. O projeto ainda será votado no Senado.