ASSINE
search button

Prefeitura inaugura mergulhão e viaduto em Madureira

Compartilhar

Comemorando os 399 anos do bairro de Madureira, o prefeito Eduardo Paes inaugurou hoje o Mergulhão Clara Nunes e a duplicação do Viaduto de Madureira. O mergulhão é a primeira obra concluída da Transcarioca, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.

O prefeito chegou acompanhado do senador Francisco Dornelles e do secretário de Obras Alexandre Pinto e foram  recebidos pelas baterias da Portela e Império Serrano. Paes  aproveitou para anunciar duas outras obras que beneficiarão os moradores do suburbio carioca. No sabado(26), será inaugurada a nova quadra da Império Serrano, e em três semanas será aberto o Parque de Madureira, que com 100 mil m² será o terceiro maior parque da cidade.

“Não é qualquer parque não. É um enorme espaço de lazer com quadra de samba, lan house pública, um lago, e até uma queda d’agua copiada de um parque em París. Como a população do bairro merece”, enfatizou o prefeito.

As intervensões representam uma importante mudança para os motoristas da região. O local era um cruzamento de quatro vias(Rua Cândido benicio, Estrada Intendente Magalhães, Rua Domingos Lopes e Rua Ernani Cardoso) e diariamente causava um nó no transito. Com o mergulhão,  os cruzamentos foram eliminados e os carros poderão seguir direto para a Rua Domingos Lopes.

O secretário de Obras, Alexandre Pinto, afirmou que com as obras os motoristas economizarão bastante tempo de travessia na região.

“ Esse ponto era um dos maiores nós que havia na cidade. Tenho certeza que, com esse conjunto de obras, os cariocas vão ganhar pelo menos 20 minutos no deslocamento diário”, afirmou Alexandre Pinto.

Às 13h30 o acesso ao mergulhão foi liberado e os carros começaram a circular. Construído em 14 meses, o mergulhão tem 400 metros de extensão e quase 40 metros de largura em sua parte maior, onde irá receber uma estação de embarque e desembarque do BRT Transcarioca.

Em homenagem à Zona Norte, o mergulhão ganhou dois painéis de azulejos decorados, com 80 metros de comprimento cada e os escritos “Eu Sambo, Eu Jongo e Eu Rio”. O conceito foi inspirado na musicalidade dos subúrbios cariocas.

O prefeito lembrou que com a conclusão da BRT Transcarioca, prevista para o fim de 2013, os moradores da região ganharão um transporte de qualidade, que irá reduzir em 60% o tempo de deslocamento até a Barra da Tijuca.

“Vai servir para a Copa e as Olimpíadas, mas  fica para o povo do subúrbio”, concluiu.