A Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio) – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras – finalizou importante obra de contenção no emboque do túnel da Rua Alice, no Rio Comprido. A intervenção foi executada em quatro meses e traduziu investimento aproximado de R$ 2,3 milhões.
A obra visa garantir a integridade de veículos e de pessoas que circulam na área. Para tanto, a Geo-Rio utilizou a técnica de barreira flexível na região que consiste na instalação de 60 metros de uma espécie de rede de contenção de alta resistência.
O aparato utiliza um sistema de freios, através de molas, que amplia a capacidade de suportar os impactos de deslocamentos capaz de suportar os impactos de deslocamento de blocos rochosos que a se desprender daquela encosta.
O dimensionamento desta barreira flexível levou em consideração o volume dos blocos e lascas existentes que possam se deslocar, além da altura em que os mesmos se encontram. Desta forma calculou-se a energia mobilizada e, assim, foi possível escolher, de maneira eficiente, a barreira capaz de suportar este esforço.
Também foi instalada tela de alta resistência junto ao talude rochoso, além da execução de muretas de concreto armado chumbada e ancorada e contrafortes ancorados.