ASSINE
search button

Bope começa mudança para nova sede em Ramos

Compartilhar

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) já começou a mudança de Laranjeiras para Ramos. Metade dos policiais da tropa já ocupa as instalações provisórias, que ficam no antigo Batalhão de Infantaria Blindada (BIB). O local será transformado, dentro de um ano, numa espécie de cidade da elite da PM, sob coordenação do Comando de Operações Especiais (COE), que terá um contingente de cerca de 2,6 mil policiais.

Além do restante do efetivo do Bope, ocuparão o local o Grupamento Marítimo e Fluvial, o Grupamento Aéreo Móvel e o Batalhão de Ações com Cães. Desse conjunto também fará parte o Batalhão de Choque, que deixará a Cidade Nova.

A presença de parte do Bope e do Grupamento Marítimo e Fluvial em Ramos já tem despertado a atenção de moradores do entorno. Segundo o novo comandante do COE, coronel Hugo Freire, o plano é iniciar o processo de pacificação do Complexo da Maré e da favela Roquette Pinto.

– Até o fim do ano que vem, quando estivermos todos instalados, esta região vai se beneficiar naturalmente com a nossa presença, até mesmo por causa da circulação constante de policiais e viaturas – disse o coronel.

A Empresa de Obras Públicas (Emop) vai detalhar até setembro o projeto executivo para depois licitar e iniciar as obras, orçadas em R$ 350 milhões. – Não existe hoje uma atuação conjunta de todas essas unidades que, por si só, já são virtuosas. Juntas, então, serão muito melhores – disse Freire.