ASSINE
search button

Jornada Mundial da Juventude pode ter incentivo fiscal

Compartilhar

Um projeto para buscar parceiros que ajudem o estado a receber de forma eficiente os jovens da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Esta foi a principal ideia discutida, nesta quarta-feira (04/04), durante audiência pública da Comissão Especial para acompanhar o legado dos eventos esportivos de 2014 e 2016 da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Nilton Salomão (PT). Membro da Comissão do Legado e presidente da Comissão de Representação da JMJ Rio 2013 na Alerj, o deputado Márcio Pacheco (PSC) foi o responsável pela iniciativa.

“Queremos apresentar uma proposta de lei de incentivo fiscal para que algumas empresas possam aportar recursos não só para patrocinar o evento, mas também para garantir melhorias para o Rio”, disse Pacheco. “Outro assunto que vamos abordar será um diálogo com as demais câmaras municipais do Rio, para, caso precise haver alguma mudança na legislação, isso seja feito. Por exemplo, leis urbanistas ou de execução, como o uso de espaços públicos e alojamentos, poderão ser afetadas. É o caso de uma norma municipal que proíbe o uso de escolas públicas para outros fins. Temos que fazer essa mudança para que as escolas sirvam como alojamento”, explicou.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985 e consiste em uma reunião de grupos católicos, sobretudo jovens. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. A maior jornada aconteceu em Manila, nas Filipinas, em 1998, e contou com 4 milhões de jovens. “Esse tema de hoje talvez seja o mais importante de todos, seja pelo volume de pessoas, seja do ponto de vista turístico. Nossa grande preocupação será com o transporte e com a hospedagem”, destacou Nilton Salomão.

Também presente na reunião, o padre Lincoln Gonçalves confirmou que muitos países já estão se preparando para o evento. “Teremos muitos jovens de toda a América Latina. Só a Arquidiocese de Lima, no Peru, já agendou o aluguel de mil ônibus para vir ao Rio. Itália, Espanha e Portugal também participam com muitos jovens. Temos ainda a perspectiva de 60 mil voluntários, de mais de 180 países”, anunciou. A expectativa para a próxima JMJ, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, é de receber mais de 3 milhões de pessoas em todo estado.

De acordo com a coordenadora de Turismo Religioso da Secretaria de Estado de Turismo, Soraya Moreno, outras cidades deverão se beneficiar, além da capital fluminense. “Estamos trabalhando na formatação dos roteiros do turismo católico, como a Igreja da Penha, o Santuário do Cristo Redentor e o santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes, e realizando visitas nas subsedes que serão Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. E vamos ainda fazer visitas técnicas às unidades escolares que serão transformadas em alojamentos para esses 3 ou 4 milhões de jovens que virão ao estado”, disse Soraya.

Uma outra preocupação discutida no encontro foi sobre o extenso calendário de eventos que o Rio de Janeiro terá nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2013. Nesse período, a cidade será sede ainda da Copa das Confederações de Futebol, dos Jogos Mundiais do Trabalhador e do Rock In Rio. “A rede hoteleira é cara e pequena e o sistema de transporte é fraco. Se toda a frota de ônibus fosse utilizada pelos peregrinos, não daria conta da demanda”, alertou Márcio Pacheco. Também participou da reunião a deputada Enfermeira Rejane (PcdoB).