ASSINE
search button

Papa Bento XVI recebe miniatura do Cristo Redentor

Compartilhar

Em encontro com o Papa Bento XVI após assistir à Missa de Ramos na Praça de São Pedro, o Governador Sérgio Cabral entregou ao Pontífice uma miniatura do Cristo Redentor e disse a ele que o presente é “uma demonstração de que o povo do Rio de Janeiro está ansioso para recebê-lo em 2013”. O Papa irá ao estado pela primeira vez para a Jornada Mundial da Juventude, evento que deverá reunir quatro milhões de jovens no Rio de 23 a 28 de julho do ano que vem.

– O Papa Bento XVI manifestou uma felicidade enorme de estar no Rio de Janeiro com a Jornada Mundial da Juventude. Entreguei a ele uma miniatura do Cristo Redentor e em seguida visitei uma réplica maior, de quase 4 metros, que está posicionada dentro do Vaticano de tal forma que o Papa passará sempre por ela a caminho do local onde concede as audiências. É um presente do Rio para ele, uma demonstração de que o povo do nosso estado e o povo brasileiro estão ansiosos para recebê-lo, junto com milhões de jovens do mundo inteiro – afirmou o governador, que estava acompanhado do Prefeito Eduardo Paes e do Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Paes conversou com o Papa sobre o calendário de grandes eventos no Rio de Janeiro e ouviu dele que a JMJ será o mais emocionante.

– O Papa fez um comentário muito especial. Disse que o Rio vai receber os eventos mais importantes nos próximos anos, como a Copa e as Olimpíadas, mas nenhum será tão marcante para a cidade e também mais trabalhoso para organizar como a Jornada Mundial da Juventude. Concordei que será um momento muito especial para recebermos quatro milhões de jovens do mundo inteiro em uma grande celebração de fé e paz – disse o Prefeito.

O Governador também pediu ao Papa que abençoasse a sua família, a população do Rio e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acaba de passar por um tratamento contra o câncer.

– Eu tive a oportunidade de mostrar a Bento XVI uma foto da minha família e pedir a bênção a ela, ao povo do Rio de Janeiro e, especialmente, ao Presidente Lula. O Papa ficou emocionado e disse que estava muito feliz em saber que o Presidente Lula havia sido curado do câncer. O Papa mandou um grande abraço ao povo brasileiro. Foi um momento muito especial que nos inspira e nos fortalece para fazer a maior, melhor e mais bonita de todas as Jornadas Mundiais da Juventude – declarou Cabral.

Durante a tradicional Missa de Ramos, que marca o início da Semana Santa, na Praça de São Pedro lotada, o Papa fez uma saudação especial em português ao Governador, ao Prefeito e ao arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. O Santo Padre também dirigiu um cumprimento especial a todos os peregrinos brasileiros e ao Comitê Organizador da JMJ 2013.

Para Paes, o carinho de Bento XVI com o Rio inspira a cidade e os cariocas na preparação para o evento no ano que vem.

– Foi uma honra vir ao Vaticano, ser cumprimentado e recebido pelo Papa em nome dos cariocas e levar as bênçãos dele para todo o povo da nossa cidade maravilhosa. É um início de Semana Santa muito emocionante para o Rio, saudado carinhosamente durante a Missa de Ramos por Bento XVI, que lembrou a preparação para o encontro de 2013. Isso só aumenta a nossa responsabilidade em organizar a melhor Jornada Mundial da Juventude de todos os tempos – disse o prefeito.

A JMJ

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II na metade da década de 80 com o objetivo de aproximar jovens do mundo inteiro do Evangelho e incentivar laços de amizade entre povos de diferentes culturas. Na programação, ocorrem missas, orações, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma grande vigília, quando o papa vai ao encontro dos jovens.

A JMJ teve a sua primeira edição em 1986, em Roma – que voltou a sediar o encontro em 2000. Outras dez cidades também já receberam o evento, com intervalos que variaram entre dois e três anos: Buenos Aires, na Argentina (1987); Santiago de Compostela, na Espanha (1989); Czestochowa, na Polônia (1991); Denver, nos Estados Unidos (1993); Manila, nas Filipinas (1995); Paris, na França (1997); Toronto, no Canadá (2002); Colônia, na Alemanha (2005); Sidney, na Austrália (2008); e Madri, na Espanha (2011).