ASSINE
search button

Receita faz devassa em empresas envolvidas na fabricação de cigarros

Compartilhar

A Divisão de Fiscalização da Receita Federal no Rio de Janeiro e a Delegacia da Receita Federal do Brasil, com apoio da Polícia Civil, apertam o cerco e devassam empresa de transporte interestadual, em Vigário Geral (Rio), que estocava e transportava cigarros de fabricação irregular.  

Durante as investigações, os fiscais da Receita estiveram, em parceria com os policiais da Delegacia Fazendária,  em empresa de cigarros, localizada no Mercado São Sebastião, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, que deve R$ 1 bilhão aos cofres públicos e estava com o seu registro especial cancelado, proibida de produzir e funcionar desde outubro de 2011.

Na fiscalização, os auditores constataram a existência de diversas caixas contendo cigarros armazenados à granel, fumo estocados e insumos.  Com o avanço das investigações, a devassa nas empresas envolvidas, inclusive na trasportadora, localizada em Vigário Geral,  a fiscalização encontrou e apreendeu mais de 2.000 caixas com pacotes de cigarros armazenados, que estão sendo periciados para averiguação de adulteração, além de insumos, material de embalagem e máquinas utilizadas na produção de cigarros. 

Toda mercadoria foi avaliada, em torno, de R$ 9 milhões.  O objetivo do esquema era camuflar a produção, distribuição e venda ilegais de cigarro.

Além do impacto prejudicial na saúde pública e ao meio ambiente, o comércio ilegal sonega impostos; frauda taxas fiscais, causa desemprego: e gera concorrência desleal à indústria e ao comércio regular.