ASSINE
search button

Light aposta em sustentabilidade e dá "prêmio" para quem recicla lixo

Compartilhar

Às vésperas do Rio de Janeiro sediar a conferência sobre desenvolvimento sustentável Rio + 20, a companhia de energia elétrica Light aposta em projetos de sustentabilidade. Moradores do Santa Marta, Botafogo, Humaitá, Chapéu-Mangueira e Babilônia, por exemplo, são contemplados com uma iniciativa que, em troca de materiais recicláveis - que iriam diretamente para a lata de lixo -, dá descontos na conta de luz. 

O Light Recicla funciona assim: diversos ecopontos da cidade (veja os locais no pé da matéria) recolhem vários tipos de lixo reciclável, como garrafas PET, sacolas e embalagens plásticas, CDs e DVDs, materiais PVC, papéis, metais, vidros e embalagens de longa vida. Cada item tem um preço que vai gerar crédito na conta de energia escolhida pelo participante. Para ter acesso ao bônus, o favorecido deve ir a um ecoponto com o material reciclado e a conta de luz.

A ideia do projeto, além de promover o desenvolvimento sustentável, é estimular a economia familiar, já que muitas pessoas conseguem, inclusive, zerar as contas de luz. Desde o início das atividades, em agosto de 2011, o projeto já recebeu cerca de 160 toneladas de material reciclável e mais de 1.800 litros de óleo de cozinha. 

De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Mayrink, o adesão dos moradores ao Light Recicla é positiva. "No início, os moradores eram motivados a participar principalmente pela força do bônus, mas hoje já vemos que a iniciativa vai além - as ruas estão muito mais limpas, quando chove, a água escoa, e, além disso, é uma forma de cuidar do meio ambiente e da saúde, já que tira possíveis focos de dengue das ruas", explica, acrescentando que o projeto deve se expandir para outras áreas ainda este ano.

O projeto se estende à população de outras localidades e não se limita ao desconto na conta de energia residencial. Moradores de outros bairros da cidade podem contribuir levando materiais recicláveis e “doando” a cota referente ao desconto para instituições sociais.

Confira os locais que recebem os materiais

- Estação 1 do Plano Inclinado do Santa Marta - Av. Marechal Francisco Moura s/n (acesso pela praça Corumbá) – Segunda, Quarta e Sexta das 8h às 16hs  

- CRAS Padre Velloso - Rua São Clemente, nº 312 – Botafogo – terças e quintas das 08h às 16hs. 

- Praça Largo dos Leões  -  Humaitá – terças e quintas  das 08h às 16hs 

- Estação Botafogo do Metrô Rio – Rua São Clemente – Botafogo – segundas, quartas e sextas das 08h às 16h 

- Novo Ecoponto móvel – Chapéu Mangueira e Babilônica, no Leme - Ladeira Ari Barroso (em frente a Faetec), segundas, quartas e sextas das 8h as 16hs.