ASSINE
search button

Governos do Rio e da França assinam acordos na área de esporte

Compartilhar

A secretária estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins, viaja neste domingo (18) para Paris onde terá uma série de encontros para a assinatura do protocolo de intenção na área de cooperação técnico-esportiva com o governo francês. Na delegação estão atletas com reputação internacional e referências do esporte: o campeão olímpico de judô Rogério Sampaio, o medalhista olímpico no atletismo Robson Caetano, o técnico tetracampeão mundial de futebol, Carlos Alberto Parreira, o jogador tricampeão mundial Paulo César Caju, e o lutador de jiu-jitsu Vitor Belfort.

Na segunda-feira (19) a agenda consiste na visita à Autoridade de Regulação de Jogos online da França (ARJEL) e uma visita à Federação Francesa de Futebol, para tratar de cooperação e troca de experiências na organização da Copa do Mundo de 2014 e a Eurocopa de 2016, que será sediada na França.

Na terça-feira (20) as visitas serão ao Instituto Nacional do Esporte (INSEP) e ao Ministério do Esporte, onde será realizada uma coletiva de imprensa da secretária Marcia Lins e do ministro francês, o judoca bicampeão olímpico, David Douillet. Neste local será assinado o Protocolo de Intenções de ajuste administrativo e do Programa de Intercâmbio Esportivo entre o governo do Rio de Janeiro e o francês.

Na quarta-feira (21), último dia da viagem oficial, a delegação visitará o Laboratório da Agência Francesa de Luta contra o doping e, depois, o Comitê Olímpico Nacional francês. Um dos temas a serem explorados é a organização de eventos esportivos com foco na sustentabilidade ambiental.

Os temas que serão tratados no acordo com o governo francês são: governança desportiva, a formação e o desempenho de alto nível, a obtenção e a organização de grandes eventos esportivos, a formação de dirigentes esportivos, a proteção dos atletas e a luta contra a dopagem, o suporte e a luta contra as discriminações, a inserção social pelo esporte, a luta contra os resultados manipulados e as apostas ilegais, o papel das empresas no esporte, a referência para o desenvolvimento sustentável nos projetos esportivos e o Intercâmbio entre universidades.

A cooperação se dará através da troca de informações pelo envio de técnicos, pelo intercâmbio de atletas e pela organização de seminários entre a França e o Estado do Rio de Janeiro. O programa de cooperação desportiva será avaliado no seu decorrer por ambos os governos e terá a validade de cinco anos (até os Jogos Olímpicos Rio 2016), podendo ser renovado na concordância de ambos os governos.