ASSINE
search button

Rio tem recorde de turistas marítimos no carnaval

Até o próximo domingo, 37 transatlânticos devem passar pela capital fluminense 

Compartilhar

O Terminal de Cruzeiros da Píer Mauá, no Porto do Rio, vai registrar a maior movimentação da sua história durante a semana de Carnaval. Até o próximo domingo (26), 37 transatlânticos terão passado pela cidade, trazendo 86 mil turistas para participar da Festa de Momo. Juntos, os foliões vão injetar na economia do Rio cerca de US$ 25,8 milhões.

De sábado até esta terça-feira (21), data oficial do Carnaval, 22 navios atracaram no porto. Na quinta-feira, outro transatlântico chega à cidade e, sexta-feira, mais dois. No sábado, quando haverá o Desfile das Campeãs, seis embarcações chegarão ao Rio. No domingo, mais seis navios atracam no terminal, encerrando a “folia marítima”.

Outro recorde é o tempo de permanência na cidade, que passou de dois para quatro dias no caso de navios de longo curso. Os cruzeiros nacionais também acompanham essa tendência. Segundo o diretor de Operações, Américo Rocha, a Píer Mauá se estruturou para receber os passageiros. A preocupação foi garantir a ordem e a segurança no entorno do terminal.

– Nossa intenção é evitar que os turistas tenham problemas de qualquer natureza, mesmo em setores onde não temos autonomia para agir, como a fiscalização de taxistas que descumprem as determinações da lei municipal – afirmou Rocha.

E a temporada de turistas marítimos já começou no ritmo do Carnaval. Uma parte da bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, a campeã do ano passado, com a passista Carla Cachoeira à frente, recepcionou os visitantes no terminal de desembarque. O mineiro de Poços de Caldas, Marcos Paulo Sena de Freitas, 22 anos, embarcou em Santos, no litoral paulista, para passar o Carnaval no Rio e na Região dos Lagos. Ele caiu no samba logo que desceu do navio.

– É bom demais! Não tem Carnaval melhor que o do Rio de Janeiro – vibrou.

Veio folião até da Ucrânia para curtir a folia carioca, como foi o caso do médico Yakov, que visita a cidade pela primeira vez. – Esta é a melhor viagem da minha vida. Não podia ter outro destino possível em fevereiro que não fosse vir conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro – afirmou o cirurgião.

O casal Jorge Parada e Ana Maria Salgado viajou menos. Os dois e mais o filho Ignacio embarcaram em Valparaíso, no Chile, para um cruzeiro marítimo de 14 dias até o Rio, onde aproveitarão a festa carioca durante quatro dias, inclusive assistindo aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo pela primeira vez.

Cidades do interior como Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos; Paraty e Angra dos Reis, na Costa Verde; Petrópolis e Nova Friburgo, na Serra Verde Imperial, são as mais procuradas pelos visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo.

- Estamos trabalhando intensamente a divulgação dos 92 destinos turísticos fluminenses, para que em breve o Rio de Janeiro seja conhecido como o estado das “cidades maravilhosas”, uma vez que é cercado, a poucos quilômetros de distância, por algumas das mais sedutoras cidades do Brasil, localizadas na serra e no litoral do estado – disse o secretário Ronald Ázaro.