ASSINE
search button

Bombeiros: diretor de sindicado da Polícia Civil 'se vendeu' 

Compartilhar

Os líderes do movimento grevista dos bombeiros acusaram neste domingo os diretores do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol), que suspenderam a greve entre os agentes civis, de terem se vendido para o governo. Outro sindicato da categoria afirmou que continua com a paralisação.

"Com certeza houve uma barganha com o governo do Estado. Ficamos sabendo que o inspetor Francisco Chao (diretor do Sindpol) teve um encontro com a Martha Rocha (chefe da Polícia Civil) e certamente eles entraram em acordo. Mas ele é só um, não pode falar por uma categoria toda", afirmou o sargento bombeiro Paulo Nascimento, um dos líderes do movimento grevista, que teve sua prisão decretada na manhã deste domingo.

Nascimento reclamou que há bombeiros presos administrativamente, mas nenhum policial civil. "Greve é única forma de lutar com dignidade. Toda a vez que a gente entra em um movimento vai haver baixas. Eles já prenderam mais de 10% dos bombeiros", disse.

O presidente do Sindicato dos Funcionários Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sinpol), Fernando Bandeira, participou do ato dos grevistas em frente ao hotel Copacabana Palace, e garantiu que parte da corporação continua em greve, mas admitiu que houve fragilização. "Hoje o movimento está enfraquecido."

Sobre a decisão do Sindpol, Bandeira afirmou que a Polícia Civil é tradicionalmente muito dividida - e que essa divisão é estratégica para o governo. Segundo ele, dentro de vários setores da corporação há gratificações diferentes.

Em nota divulgada na noite de sábado pelo Sindpol, o inspetor Chao diz que a decisão de suspender a greve aconteceu porque, na sexta-feira, foi informado de três ocorrências de disparos contra agências bancárias e que havia a possibilidade de novos eventos do tipo. "Somos policiais civis, não somos desordeiros. Não promoveremos, nem toleraremos, jamais, qualquer tipo de desvio ou ilegalidade." O sindicato realizará, na quarta-feira, assembleia geral para decidir seu futuro posicionamento.