ASSINE
search button

Jovens da Mangueira e do Tuiuti visitam sede do BOPE

Compartilhar

Um grupo de 36 crianças e adolescentes dos morros da Mangueira e do Tuiuti, na Zona Norte do Rio, e quatro policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, visitou a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), em Laranjeiras, na manhã desta segunda-feira (6). O passeio deu início à colônia de férias que o projeto UPP Mirim, da unidade da Mangueira, organizou ao longo desta semana. As atividades integram a estratégia para reforçar a relação da instituição policial com os moradores.

As crianças e os adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, foram selecionados e monitorados por Cristiane Pantoja, da Associação de Moradores Pedreira da Sinimbu, e Eni Dias da Silva, da Associação de Moradores do Tuiuti. Na chegada, eles foram recepcionados pelo sargento Glebson Ferreira, que falou sobre a corporação e seu papel na estrutura de segurança do estado e sobre os projetos culturais desenvolvidos na Comunidade Tavares Bastos, no Catete.

"Abrimos as portas para qualquer cidadão, crianças ou adultos, e até para estrangeiros. O Bope quebrou o paradigma que associava a imagem da corporação à truculência. Ninguém aguenta mais isso", afirmou o sargento.

Por fim, os jovens visitaram um veículo blindado, o caveirão, estacionado em frente à sede do Bope. Ao final da visita, a impressão dos adolescentes com a instituição foi positiva.

Tido antes em comunidades como símbolo do terror, o veículo blindado, capaz de resistir a tiros de fuzil 762, foi a maior atração para a criançada que fez questão de registrar com fotos o momento da visita ao interior dele, como fez Yasmin Pereira Garcia, 11 anos e que mora na Mangueira. Ela também mudou o que pensava sobre a corporação.

"Agora sei que eles vão pras favelas levar muita coisa boa pra gente ", elogiou Yasmin.