ASSINE
search button

Em quatro anos, disque-denúncia recebeu quase 2 mil informações de FB

Compartilhar

Dados divulgados pelo Disque-Denúncia - uma das principais ferramenta da Secretaria de Segurança para prender criminosos - informam que de janeiro de 2007 a janeiro de 2012 foram recebidas 1.756 denúncias sobre o paradeiro do traficante Fabiano Atanázio (mais conhecido como FB).

O traficante de drogas chefiava a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, até novembro do ano passado. Na ocasião, a favela foi ocupada por homens das forças de segurança do Rio de Janeiro (com o apoio dos Fuzileiros Navais).

FB é apontado pela polícia do Rio como um dos traficantes que comandou a derrubada do helicóptero no Morro dos macacos, em 2009. Na ocasião, traficantes  e policiais militares foram mortos. A queda do helicóptero da PM aconteceu quando agentes chegaram para intervir numa guerra entre traficantes de facções rivais. O bando comandado por FB tentava dominar o território da facção terceiro Comando Puro, que comandava o Morro dos Macacos, em Vila Isabel (Zona Norte do Rio).

O traficante vai chegar ao Rio de Janeiro ainda na manhã deste sábado (28). Ele vivia numa luxuosa casa em campos do Jordão, em São Paulo. Atanázio era o traficante mais procurado do estado, com uma recompensa de R$ 10 mil oferecida pelo Disque-Denúncia. 

Em 2002, FB chegou a ser preso, mas três meses depois fugiu da Casa de Custódia Jorge Santana, em Bangu, através de um túnel supostamente construído pelos detentos. 

Claudinho CL

Além de FB, o traficante conhecido como Claudinho CL também foi capturado em São Paulo e está a caminho do Rio. "Claudinho" é um traficante muito conhecido no Rio de Janeiro por ser acusado de matar diversos policiais militares em todo o estado.