ASSINE
search button

Desabamento: Bombeiros procuram corpos em edifício vizinho

Compartilhar

O Corpo de Bombeiros informou neste sábado que realiza buscas por desaparecidos em um edifício vizinho aos três que desabaram no Centro do Rio de Janeiro, na última quarta-feira. A decisão foi tomada após uma vistoria da Defesa Civil constatar a presença de escombros nos dutos de ventilação e nas escadas do edifício. Segundo Márcio Motta, subsecretário municipal do órgão, isso é um indício de que cadáveres podem estar no local. Por medida de segurança, o prédio - que terá a estrutura reforçada - e os fundos do Theatro Municipal permanecem interditados.

Depois do resgate do 17º corpo de mais uma vítima dos desabamentos de três prédios no Centro do Rio, o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Sergio Simões, informou que cinco pessoas seguem desaparecidas na manhã deste sábado (28). As buscas no local continuam e devem terminar até amanhã (29). 

Até o momento foram encontrados 17 corpos, enquanto outras sete vítimas seguem desaparecidas. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, mas não tem risco de vida.  Os últimos corpos resgatados estavam em péssimo estado de preservação, segundo informações do coronel Sérgio Simões.

O 13º corpo, inclusive, foi levado como entulho, na noite da última quinta-feira (27). A falha não foi classificada por Simões como um erro da tropa. Para ele, o fato do trabalho adentrar a madrugada abriu espaço para o despejo do corpo no depósito. 

A identidade do 16º e 17º corpo não foi revelada pelas autoridades. Informações dão conta que seriam dois homens.

“A operação entra numa fase de busca minuciosa, devemos considerar os detalhes. As buscas serão muito mais manual, sem as máquinas", afirmou Sergio Simões. “Não encontramos a quantidade de corpos que procurávamos, portanto vamos voltar a revirar os escombros, os cães farejadores já estão aqui e vão começar a agir pela manhã. A maioria dos corpos estavam próximos das escadas, o que indica que tentaram se salvar", completou.